Como ser uma pessoa sábia e culta

Ser uma pessoa sábia e culta é questão de escolha, saber o que fazer e como agir em determinadas situações farão de você mais inteligente.

homem lendo um livro sentado no banco Todos nós gostamos de estar cercados de pessoas inteligentes e que tenham algo a acrescentar em nossa vida, mas quando isso não acontece a frustração bate à porta.

Mas, antes de procurar por pessoas sábias e cultas procure ser essa pessoa, e com algumas dicas simples você poderá conquistar cada vez mais conhecimento.

Como se tornar uma pessoa mais sábia

Ser uma pessoa sábia é questão de vontade, paciência e muita dedicação, na Bíblia Sagrada há um personagem que se destacava pela sua sabedoria: Salomão. Quando Salomão precisava tomar uma decisão ele logo mantinha-se calmo, pensava e agia ponderadamente.

lendo um livro

E da mesma forma nós podemos ser como Salomão, antes de tomar qualquer atitude avalie todo o contexto do problema, veja as consequências que ele poderá trazer e saiba avaliar o que será bom para todos os envolvidos. Ser sábio é ter discernimento e para isso é preciso calma, respeito, comprometimento e responsabilidade, além de iniciativa e muito amor ao próximo.

Qualidades de uma pessoa culta

Torna-se culto é questão de tempo, talvez você não tenha condições de conhecer o mundo, novas culturas e lugares paradisíacos, mas com um clique ou uma boa ida à biblioteca poderá ter o mundo na palma das mãos.

As pessoas cultas são aquelas que se interessam por vários assuntos, leem muito, escrevem muito e estão sempre dispostas a ouvir histórias e conhecer novas pessoas. São capazes de ter um gosto eclético e não se intimidam com grupos, conhecem de tudo um pouco e cada vez mais procuram conhecimento em artes, música, literatura, viagens, games, assistem Tv, estão antenadas e sabem sobre determinados assuntos de seu interesse.

Cataratas do Iguaçu

Para se tornar culto a dica é ler muito, procurar se interessar por acontecimentos históricos e saber mais sobre a história de seu país e de outros países também. Não há segredo nem tampouco fórmula matemática para ser sábio e culto, cabe a você descobrir o que mais lhe agrada e buscar se aprofundar mais no assunto. Estudar sempre, pesquisar e conhecer o que há de novo é a mais autêntica forma de inteligência, sabedoria e cultura.

E para mais dicas de como se tornar mais sábia e culta, assista ao vídeo Como ser inteligente? Pensar inteligente? A maior dica do mundo?

Veja mais sobre comportamento

6 votos



Lucimari
25/09/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook