Como socorrer uma vítima de queimadura


Como socorrer uma vítima de queimadura

As pessoas que sofrem de queimaduras profundas correm risco de vida, sendo que quanto maior é a extensão atingida, maiores são os perigos para a mesma. Para quem ainda não sabe, existem diversos graus de lesão ocasionada por queimadura, no qual leva em conta o que a vítima pode apresentar, e simultaneamente, queimadura de primeiro grau, de segundo, de terceiro, enfim, cada tipo de queimadura necessita de um socorro diferenciado e específico. O que é relativamente proibido em relação à queimadura é aplicar gelo, água fria, manteiga, vo, óleo de cozinha, pomadas, creme dental, enfim, qualquer produto em qualquer tipo de queimadura, além de não estourar bolhas, tentar retirar a roupa que esteja inserida na pele da vítima, pressionar o ferimento e remover a pele morta.

             

A queimadura de primeiro grau atinge apenas a epiderme (camada mais superficial da pele), sendo que a região fica avermelhada e um pouco inchada, além de ocasionar um pouco de dor. Este é um tipo de queimadura considerada leve que pede o auxílio médico apenas quando atinge grande extensão do corpo da vítima. Para socorrer as vítimas deste grau de queimadura é preciso utilizar muita água, pois é preciso refrescar a região agredida, assim opte por água corrente ou um recipiente através de compressas úmidas, mas evite o gelo. Após cinco minutos, quando a vítima sente menos dor, seque a região sem esfregar, sendo que é preciso tomar o máximo de cuidado para não apertar, e por fim faça um curativo com compressa limpa. É permitido apenas para queimadura de primeiro grau que a vítima ingira água e algum medicamento para combater a dor.

A queimadura de segundo grau não é tão superficial, pois tanto a epiderme quanto a derme são atingidas, ocasionando vermelhidão, aparecimento de bolhas e inchaço, e ainda como consequência há liberação de líquidos e dor intensa. Caso seja um ferimento pequeno é considerada uma queimadura leve, já em outros casos é considerado com gravidade moderada. A queimadura de segundo grã é considerada grave apenas com atinge a face, tórax, pescoço, pés, mãos, articulações, virilha ou então, uma região extensa do corpo. Para socorrer vítimas com este grau de queimadura é preciso utilizar muita água para resfriar a região, sendo que é permitido utilizar um recipiente ou compressas de água fria, entretanto, água gelada e gelo são proibidos. Após alguns minutos, quando a vítima estiver sofrendo menos devida a dor, seque a região sem esfregar ou apertar, e por fim faça um curativo com compressa limpa.

A queimadura de terceiro grau é a mais grave, pois são lesões que atingem todas as camadas da pele, no qual há casos em que pode atingir até mesmo músculos e ossos. Com este tipo de lesão os nervos são destruídos, a vitima não tem dor, no entanto, pode reclamar devido a outras queimaduras, como as de primeira e segundo grau, que tenha sofrido. Este ferimento conta com uma aparência carbonizada (escura) ou esbranquiçada, e pra socorrer vítimas de queimaduras de terceiro grau é preciso que você remova todos os acessórios e roupas, pois a área afetada rapidamente irá inchar, sendo que se a roupa estiver colada à região lesionada, não mexa. O segundo passo é procurar refrescar a região, e para isso, faça compressas úmidas, mas evite água gelada e gelo, sendo que se as queimaduras são pequenas, com tamanho inferior a cinco centímetros de diâmetro, você poderá utilizar água corrente para refrescar a região, mas tome cuidado com o jato de água, pois este não pode causar dor e nem estourar as bolhas.

E ainda, caso a queimadura tenha atingido grande região do corpo é preciso tomar medidas para manter o corpo da vítima aquecido, tomando cuidado para não apertar e fazer um curativo com compressa limpa. Se houver feridas nas mãos e nos pés, evite a realização de curativos nestas regiões, pois os dedos podem grudar uns nos outros, assim espere a chegada ao hospital ou a chagada de uma ambulância. Além disso, é preciso que você evite que a vítima realize a ingestão de alimentos, medicamentos e água, pois a mesma poderá tomar algum tipo de anestesia e para isso é preciso estar em jejum. As pessoas que sofrem de queimaduras de terceiro grau podem ter dificuldades para respirar, por isso, não perca tempo e leve-a imediatamente para um hospital mais próximo.

Seguindo estas recomendações, você com certeza conseguirá ajudar alguma pessoa próxima ou não que sofra de queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro grau. Assim, fique atendo as recomendações e siga-as corretamente.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página