Como tirar carteira de trabalho

Para tirar a carteira de trabalho basta separar alguns documentos pessoais mais uma foto 3X4 e ir até a Prefeitura, veja mais.

A Carteira de Trabalho é um dos documentos necessários para que você tenha uma vida profissional cheia de direitos, além dos deveres é claro, sendo simples e fácil a sua solicitação, para pedir a primeira via da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é preciso que você apresente:

-2 fotos 3×4 com fundo branco preto e branco ou em cores, iguais e recentes.
-Documento original ou cópia autenticada em cartório competente ou por um servidor de administração, em bom estado de conservação, ou melhor, sem rasuras ou má condições de leitura. Além de conter as informações necessárias quanto ao preenchimento da informação civil, isto é, nome, data de nascimento, local de nascimento, nome do documento, filiação, órgão emissor e número. Os documentos aceitos são:

*Carteira de identidade;
*Certificado de Reservista de 1°, 2° ou 3° categoria;
*Carta Patente, para os militares;
*Certidão de nascimento;
*Certificado de Dispensa de Incorporação;
*Certidão de casamento ou qualquer outro documento oficial de identificação, desde que possua todas as informações necessárias para preencher o protocolo;

Além de fazer o cadastramento do trabalhador para a solicitação da Carteira de Trabalho, o Ministério do Trabalho também realizará o cadastramento do mesmo no PIS/PASEP. Assim, com os documentos necessários para a solicitação da Carteira de Trabalho, se direcione a uma Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Subdelegacias Regionais ou Postos de Atendimentos mais próximos de sua residência. No entanto, caso você esteja interessado em tirar a segunda via da Carteira de Trabalho é preciso que você apresente os documentos e fotos exigidos, além de um Boletim de Ocorrência Policial ou declaração de próprio punho em caso de roubo, furto, extravio ou perda. Desta forma, será emitida apenas a segunda via da Carteira de Trabalho em caso de roubo, furto, extravio, perda, continuação ou/e danificação, assim como rasura, ausência de página ou de fotografia, ou qualquer outro item que pode impossibilitar a utilização convencional da CTPS. Assim, quando o problema for danificação, o trabalhador deverá apresentar a mesma para solicitar a segunda via.

Não fique sem registro na carteira, garanta os seus direitos agora mesmo. Agora que você já sabe como tirar uma Carteira de Trabalho, não deixe de tê-la para que assim você possa procurar um bom emprego e quem sabe ser efetivado com registro logo na seguinte semana, assim não deixe para tirá-la apenas depois que conseguir um emprego, pois poderá ser tarde demais.

Nenhum voto, seja o primeiro



Maikon
12/08/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook