Conheça o Dia da Música

A música é uma das mais belas artes do mundo, acessível a todas as classes e para todos os gostos, possui um dia especial.

Conheça o Dia da Música

Desde 1975 comemora-se em 1° de Outubro o Dia Mundial da Música. A data foi oficializada pelo IMC (International Music Council), uma organização não governamental que exerce suas atividades desde 1948, com o apoio da UNESCO. Segundo a idealização da data, pretendia-se promover os valores de amizade e de paz por intermédio da música.
Do grego “Mousikê”, etimologicamente, a palavra música significa “arte das musas”, inspiração para todas as manifestações mitológicas e de cultura grega. Do grego “Mousikê”, etimologicamente, a palavra música significa “arte das musas”, inspiração para todas as manifestações mitológicas e de cultura grega.

Alguns estudos indicam que a música tenha surgido na Era Paleolítica e, que tenha tido como ponto de partida a observação de sons da natureza. Mas, indiscutível é afirmar que, desde a antiguidade, a música marca a história do homem por sua presença constante em diversas circunstâncias, desde rituais religiosos até festivos e profanos. Por um longo tempo, a música acompanhou a literatura, movimento que perdurou até o período medieval, quando as cantigas possuíam ritmos marcados por instrumentos, como a lira, além do próprio canto do trovador. Hoje, popularmente, a música assume diversas novas funções, chegando a ser uma das terapias alternativas da psicologia e ainda objeto de estudo de muitos pesquisadores.

Considerada uma forma de arte por seu ideal helênico de representação, a música pode ser subdividida em gêneros e subgêneros, como erudita, forma considerada pelos clássicos como a representação perfeita da Inteligência humana através de instrumentos, popular, religiosa ou ainda de folclore, que é a concepção mais particular sobre esta atividade artística humana e cultural na qual determinado país, povo ou etnia imprime as próprias características de diversos aspectos sociais.

A “Mousikê” pode também ser sublinhada como manifestação dos sentimentos da alma, sendo a manifestação estética concreta da linguagem emocional. Sendo um canal efetivo de comunicação, alguns críticos também sublinham a atividade musical por ser meio de transmissão e recepção de determinadas mensagens e contextos.

Saiba mais sobre música:

07/08/09 por Larissa

   



Mais informações por email

Comentar