Conheça o Estatuto do Idoso


Conheça o Estatuto do Idoso

Agora vamos falar um pouco sobre o Estatuto do Idoso. É isso mesmo, este é um assunto muito importante, que possui um valor muito especial para todos nós, até porque um dia todos nós seremos idosos, e por este motivo é bom conhecer nossos direitos e benefícios. De certa forma não é um assunto muito atraente e que chame a atenção, mas só para você ter idéia da importância do mesmo, o tema da redação do Enem de 2009 (segundo o “www.r7.com”) seria sobre o Estatuto do Idoso, antes de descobrirem toda a trapaça que estava sendo armada. Então leia com atenção, e sempre procure aprender um pouco sobre tudo, pois por mais tolo que possa parecer um dia você utilizará mais cedo ou mais tarde tudo o que aprende um dia em sua vida.
O Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003, e logo no mês seguinte ele foi confirmado pelo presidente da República, assim ampliando de forma grande e vantajosa todos os direitos dos cidadãos da terceira idade.
Os principais estatutos se resumem nos pontos citados abaixo:
De acordo com a saúde, o idoso deve sempre ter privilégios, como no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo. Caso necessário, idosos podem também utilizar da distribuição de remédios, principalmente para uso contínuo, como em casos de hipertensão e diabetes.
Outro ponto é que os idosos não devem ser um objeto de negligência, o que infelizmente muitos enfrentam ao decorrer dos dias, como no caso de discriminação, violência, crueldade e até mesmo opressão. Tais fatores resultam em altas multas ou até mesmo prisão dependendo do caso. Isto é muito sério, qualquer pessoa que submeter um idoso a condições desumanas será punido certamente. Aqueles que também desviarem bens, como da conta bancária ou de crédito, poderão pegar de um até quatro anos de prisão, além de multa. E lembrando também que todo e qualquer idoso tem direito a no mínimo 50% de desconto em atividades de lazer, cultura, esporte, etc.
Outros estatutos, como transportes coletivos, abandono e violência, trabalho e atendimento ao idoso, você poderá observar com mais especificações no site “presidencia.gov.br”. Boa pesquisa!

             
0 voto



Larissa
02/10/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Estou em uma pesquisa de escola e quero saber oque é estatuto do idoso

    gabriel,obrigado

    Gabriel
    26/10/09 às 5:41 pm

X
Curta a página