Corrida e seus benefícios para a saúde

A corrida é um exercício simples e de fácil acesso, pois pode ser praticado em qualquer lugar, qualquer horário e por qualquer pessoa.

Tênis de corrida

Com o verão se aproximando muitas pessoas procuram atividades físicas que auxiliem na perda de peso e que também traga benefícios para a saúde. E se você não é muito adepto da musculação, pode optar pela corrida que é um exercício simples e que pode ser praticado a qualquer hora e em qualquer lugar. A corrida ajuda e muito na perda de peso, além de deixar as pernas, barriga e nádegas mais definidos. Saiba mais sobre os benefícios da corrida nos tópicos abaixo.

A corrida emagrece?

A corrida emagrece e muito! Isso acontece porque a frequência cardíaca aumenta, promovendo um gasto energético em torno de 600 Kcal em 30 minutos da atividade. Outra causa da perda de gordura se deve a liberação de hormônios como glucagon, adrenalina e cortisol que agem no corpo utilizando a gordura como fonte de energia. Então quanto mais tempo durar a corrida, maior será a queima de gordura.

Casal correndo

A corrida define o corpo?

Correr pelo menos 3 vezes por semana é capaz de diminuir a porcentagem de gordura corporal, reduzir a flacidez e ainda o tonos muscular. Como consequência, a gordura localizada como culotes torna-se músculos mais aparentes e também muito mais definidos.

A corrida previne doenças?

A corrida ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, além de elevar a produção de macrófagos (células que atacam bactérias e vírus). Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Appalachian, Estados Unidos, comprovou que o trabalho dos macrófagos é muito eficaz quando o corpo está em atividade, pois eles circulam muito mais rápidos pelo organismo.

Mulher correndo

A corrida combate a depressão?

A corrida é capaz de proporcionar um aumento considerável na confiança e autoestima, isso porque aumenta os níveis de neurotransmissores chamados de dopamina e serotonina, que são os responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Além disso, também combate os sintomas da TPM e estresse que muitas vezes leva a depressão.

A corrida deixa o coração mais forte?

A corrida deixa sim o coração mais resistente, pois há uma melhora no fluxo sanguíneo nas coronárias que são as artérias que irritam o coração, além de estimular a capacidade de contração do músculo cardíaco. Por causa disso, o risco de aterosclerose que é o estreitamento dos vasos devido a placas de gorduras que leva ao infarto diminui e muito.

Coração mais forte

Então agora não tem mais desculpas para não praticar atividades físicas, pois a corrida só exige um par de tênis adequado para a sua prática.

Quer saber mais sobre outros benefícios da corrida? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

benefícios da corrida

Saiba mais sobre a corrida

1 voto



Haline
26/11/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook