Curiosidades sobre a raça de cachorro Dachshund

Você que é apaixonado pela raça de cachorro Dachshund, popularmente chamado de Salsichinha, confira mais curiosidades sobre a raça.

Cachorros Dachshund preto e caramelo

Também conhecida como Teckel, a criação da raça Dachshund, ou Salsichinha, como é popularmente chamado no Brasil, teve início na Alemanha como animal para caça, por possuir funcional faro, e também para toca. Apesar de os 9 cães deste tipo representarem raças independentes, todas compartilham dessas características, desempenhando tais funções com muito sucesso.

O Tekel é dotado de um olfato aprimoradíssimo, que lhe confere a capacidade de perseguir as mais difíceis pistas. Como também é um cão de toca, o Tekel consegue surpreender o seu adversário ou alvo em seus próprios esconderijos. Como cão de caça ele consegue atacar animais de caça grossa, mantendo-os em domínio até a chegada do caçador.
Sua principal característica física rendeu-lhe o apelido brasileiro: com membros curtos e corpo alongado ganhou o nome de Salsicha, Salsichinha. A posição altiva da cabeça é um dos principais comportamentos de postura. Apesar de aparentes, o cão desta raça não sofre nenhuma limitação devida aos seus membros encurtados.

No ambiente doméstico e familiar, o Teckel mostra-se sempre afetuoso, geralmente segue os passos de alguém. Mas, com as pessoas de fora da casa não escondem a desconfiança. Relacionando-se com outros cães e raças mostram-se territorialistas, principalmente os machos, mais inclinados a confusões. Se o objetivo for a criação conjunta, acostume-os desde de filhotes.

Oficialmente, as raças (9) diferenciam-se como Teckel de Pêlo Curto, Teckel de Pêlo Longo e Teckel de Pelo Duro. Cada uma delas possui cães de 3 tamanhos diferentes. O maior é o Standart, com mais 35 cm de tórax, o médio chama-se Anão, com de 30 a 35 cm de tórax, e o menor leva o nome de Miniatura ou Toy, com até 30 cm de tórax.

A formação das 9 variedades de raça teve início com os exemplares de Teckel Pêlo Curto (tamanho standart). Do acasalamento entre eles e cães do tipo Spaniel, originou-se o Teckel de Pelo Longo. Já do cruzamento dos pelos curtos com cães das raças Schnauzers e Terriers, nasceu o Teckel pelo duro. Já os tamanhos distintos foram obtidos a partir do acasalamento dos menores Standars, nascendo o Teckel Anão, e do acasalamento dos menores Anões, chegou-se ao Teckel Miniatura ou Toy.

23/06/09 por Jessica

   



Mais informações por email

Comentar