Curiosidades sobre a visão humana

A visão humana, assim como outras funções do corpo humano, possui um sistema muito complexo e muitas curiosidades, confira algumas.

Mulher olhando com lupa

Leonardo da Vinci definiu em uma de suas frases mais célebres “olhos são a janela do corpo humano, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo”. Ele estava mais do que certo. A visão é tida como o mais nobre dos cinco sentidos. Até 85% da relação com as pessoas, com o meio ambiente e com tudo que esta ao seu redor, se dá por meio da capacidade de ver as coisas. Mas maioria das pessoas não tem ideia de como funciona a visão do ser humano, que é muito surpreendente e curiosa.

                       

Nossos olhos e o cérebro trabalham para transformar em imagens tudo aquilo que vemos, é como se o processo funcionasse como fotográfica, no qual a luz passa pela córnea, que faz a refração dos raios luminosos, em seguida, a íris e a pupila regulam a quantidade de luz que entra no olho, em seguida o cristalino ajusta o foco desses raios luminosos e os projeta na retina e através de milhões de células (cones e bastonetes) convertem essa luz recebida em impulsos elétricos e tudo é transmitido pelo nervo óptico ao cérebro, que interpreta os sinais e os transforma em imagens. Podemos afirmar que o sistema visual é maravilhoso e incrível, melhor que qualquer tipo de tecnologia já inventada.

Devemos observar também que a visão nítida se forma quando a imagem observada é projetada exatamente no ponto central da retina (fina membrana no fundo do olho). Os olhos estão sujeitos a algumas disfunções – os chamados erros de refração, que fazem com que as imagens sejam formadas antes ou depois da retina, desfocando aquilo que vemos. Os erros de refração acontecem por alteração da estrutura ou tamanho do olho e são classificados como disfunção visual e não doenças, como Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia são alguns exemplos de doenças sérias que podem danificar a visão e causar grandes problemas de saúde. Por isso é que temos que cuidar devidamente da visão através das consultas oftalmológicas, usarem sempre o óculos com o receituário indicado pelo oftalmologista, além de cuidar da alimentação para garantir nutrientes aos olhos também, você sabia que o diabetes pode afetar a visão gerando a catarata? Mantenha hábitos saudáveis e cuide de seus olhos para que ele possa mostrar o que de mais lindo tem as imagens.

1 voto



Larissa
06/11/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook