Curiosidades sobre o fruto Pomelo

Muitos nunca ouviram falar no fruto Pomelo, que faz parte do grupo das frutas cítricas. Por isso, confira curiosidades sobre o fruto.

Curiosidades sobre o fruto Pomelo

Também conhecida como grapefruits, e tendo o nome científico de Citrus paradisi Macf o pomelo faz parte do grupo das frutas cítricas. Ricos em nutrientes, passaram a chamar a atenção pelas suas qualidades como fruta funcional e fitoterápica, sendo cada vez mais presente em cardápios daqueles que buscam uma alimentação saudável e balanceada.
Além de ser rico em vitamina C, carotenóides (antioxidantes que podem ajudar a prevenir algumas formas de câncer e doença cardíaca) e limonóides (que estimulam a formação de enzimas protetoras), a fruta tem ação na redução do colesterol e de outras doenças.

A partir do conhecimento destes benefícios, os pomelos pigmentados ou róseos (variedade que possui em maior quantidade os elementos acima citados) passaram a ser ter mais adeptos de consumo. Presente nessas variedades, o licopeno, que é uma forma carotenoide, é conhecido por atribuir aos tomates e outras frutas a cor alaranjada. A substância é antioxidante, tendo significativa ação contra os radicais livres e doenças degenerativas . A ingestão deste elemento está ligada ainda a redução de alguns tipos de câncer, podendo prevenir por exemplo, o câncer de próstata.

Mais sobre Curiosidades sobre o fruto Pomelo

As variedades do pomelo são classificadas a partir do tamanho, coloração e quantidade de sementes. As principais são chamadas de marsh seedless, redblush e star ruby.
De acordo com as informações da Embrapa, o Brasil possui uma área aproximada de 3,6 mil hectares destinados à produção da fruta, concentrados no Estado de São Paulo, considerado o favorecimento do clima da região. No Norte e Nordeste, o plantio ainda não apresenta grandes números.

Uma das primeiras referencias à fruta são de Giffth Hughes, que na metade do século XVIII, descreveu as características da fruta que passaria a chamar de fruto proibido(forbidden fruit). Produções também foram encontradas na Jamaica, onde a fruta recebeu o nome de grapefruit.
Além do consumo direto da fruta, o pomelo ainda é destinado à fabricação de sucos, doces, compotas e ainda a obtenção de óleos essenciais e pectina.

Saiba mais sobre alimentação:

29/07/09 por Jessica

   



Mais informações por email

Comentar