Dicas de alimentos na menopausa

A menopausa é uma fase da vida que todas as mulheres um dia irão entrar. Nessa fase também é preciso cuidar da alimentação.

É por volta dos 50 anos de idade que o corpo da mulher começa fechar a ‘fábrica da fertilidade’, ou seja, nesta fase da vida os ovários vão parcialmente cada vez mais produzindo menores quantidade de estrogênio e progesterona até que em um certo período, param de funcionar. Com a chegada da menopausa, é preciso que a mulher procure se adaptar ao novo estilo de vida de seu organismo, principalmente em relação à alimentação, sendo que para manter o corpo em forma e assim evitar o ganho de peso é necessário ter uma alimentação equilibrada para amenizar os sintomas da menopausa, os quais provocam grande desconforto. Desta forma, entre as principais dicas para que a mulher deve ter durante a menopausa é a alimentação, e quanto a alimentação, a mulher deverá passar a ingerir alimentos específicos para suprir a ausência de cálcio devido a diminuição da produção de estrogênio. Assim, a dieta durante a menopausa deve conter uma grande variedade de alimentos fontes de cálcio e evitar alimentos ricos em sódio. Portanto, é indicado a ingestão moderada de salgados e abusar dos derivados do leite, peixes, brócolis, couve, nabo, acelga e queijos brancos.

                       

Com o fim da menstruação, a perda de ferro do organismo sofre certa redução, por este motivo, as mulheres com mais de 50 anos devem reduzir a ingestão de alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, e assim optar pelas carnes brancas. Outra dica de grande importância é procurar alimentos fontes de fibras e sem gorduras vegetais, como por exemplo, os derivados da soja, azeite de oliva, linhaça, e alguns grãos, como feijão e lentilha, os quais são os melhores aliados da mulher durante a menopausa. Além disso, em relação as dicas alimentares durante a menopausa ainda é válido destacar os alimentos diuréticos, verduras e frutas, enquanto o café, alimentos estimulantes, refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois tendem causar irritabilidade, insônia, ansiedade e ainda dificultam a absorção do cálcio, resultando no enfraquecimento dos ossos.

2 votos



Maikon
29/01/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook