Dicas de como andar a cavalo

Para quem gosta de natureza, ar puro e sentir-se livre, precisa saber andar a cavalo. Veja algumas dicas de como cavalgar.

Os cavalos são verdadeiramente animais fascinantes, sendo inteligentes e dóceis assim como os cães, os quais possuem maior contato com o homem. Assim, são muitas as pessoas que procuram andar a cavalo, no entanto, as iniciantes em tal prática não sabem ao certo como fazer isso, sendo que o mais correto a se fazer é ter sempre ao lado uma pessoa que saiba montar, o que facilitará o seu aprendizado. Mas se você antes de montar deseja ter alguns conceitos e informações sobre andar a cavalo, saiba que antes de tudo é preciso ter os equipamentos essenciais, os quais devem lhe proporcionar segurança e conforto, tanto para você quanto para o animal. Lembre-se de que nem sempre as ferramentas mais bonitas são as melhores e de que nem sempre o freio pode ser adequado para o seu animal, podendo ser assim um bridão.

Estando devidamente equipado, vamos para a prática. Você vai montar no cavalo e ele não deixa? Você vai descer e o animal sai da garupa? Quando vai galopar, o cavalo corre disparadamente? Você quer conversar com o animal, enquanto ele fica virando, andando e fazendo qualquer outra coisa, menos prestar atenção em você? Saiba que com as dicas logo abaixo é possível que você não tenha mais problemas do gênero.

Se você pretende montar apenas nos finais de semana, saiba que o cavalo deverá trabalhar durante a semana, pelo menos uma vez, sendo este trabalho um passeio com o caseiro ou com alguém da família, pois isso serve para o cavalo tenha a consistência mínima de trabalho e também para a condição física mínima para o passeio no final de semana. Verifique periodicamente os cascos do cavalo, sendo que se o cavalo sairá para o asfalto, ele deverá ser ferrado. Além disso, realize uma limpeza do casco ao menos uma vez ao dia e antes de montar, para que seja removido qualquer corpo estranho que possa causar um ferimento, por exemplo.

Um bom cavaleiro deixa de aprender que é preciso ter muita prática para saber andar corretamente a cavalo, sendo que se deve levar em conta: ao segurar as rédeas, procure pensar que há um passarinho em suas mãos, desta forma, não o agarre com força, evitando que ele não fuja e que não seja esmagado. E Ao galopar tente captar o movimento com a cintura, pois um bom cavaleiro, mesmo que pareça estar quieto, acompanha o movimento do cavalo. Não apenas com a finalidade de ficar bonito sobre o animal, a sua postura se faz muito importante para que você consiga dar indicações ao animal com o assento, mãos, pernas e voz. Desta forma, a primeira coisa a aprender é a manter o equilíbrio a passo, em seguida a trote e depois a galope, sendo que para o passo deve-se ouvir e contar de um a quatro com a batidas dos cascos. No trote, o ritmo é um/dois à medida que o cavalo avança, as pernas formam pares diagonais; Já no galope, o cavalo se movimento no ritmo um/dois/três, pois o cavalo dá passadas maiores com um dos membros anteriores.

Se preferir, você poderá realizar aulas de equitação, as quais geralmente oferecem o cavalo, em que você aprenderá todos os comandos, os cuidados e tudo mais relacionado a montaria adequada. Para maiores informações sobre o curso, procure uma escola de equitação mais próxima para maiores informações.

Saiba mais sobre cavalos

29/09/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar