Dicas de como ter uma boa memória

Você já parou para pensar o que nos faz lembrar de algo que nos aconteceu no passado, seja ele distante ou não? Como é que deixamos fluir complexas e longas frases de músicas naturalmente? Por que nunca nos esquecemos de andar de bicicleta ou de dirigir um veículo? Em relação a estes exemplos apresentados logo acima, a memória inicia um processo de armazenamento de informações em que nossas experiências são verdadeiramente arquivadas e recuperadas quando necessárias, ou melhor, quando solicitamos. É uma funcionalidade cerebral superior associada ao processo de armazenamento de informações obtidas em experiências vividas Desta forma, o termo memória se origina do latim etmológica, que significa a faculdade de reter ou de readquirir imagens, ideias, conhecimentos e expressões obtidos anteriormente voltando-se a lembranças, ou seja, a reminiscências.

             

Existem diferentes categorias de memórias, as quais são três: memória ultra-rápida (retenção inferior a alguns segundos), memória de curto prazo (durabilidade de minutos ou horas) e memória de longo prazo (estabelece engrama perdurando por dias, semanas e até mesmo anos). Há quem sofra com a perda de memória que ocorre simplesmente pelo fato do uso de algum medicamento intoxicação, sejam estes para distúrbios psicológicos e doenças neurológicas que podem afetar o cérebro, causando alterações. Mas por incrível que pareça, de acordo com especialistas, o excesso de informações de tarefas diárias são um dos grandes responsáveis pela falha da memória, pois o hormônio liberado pelo estresse causa impactos diretamente sobre a memória. Assim, como combater a perda de memória, ou seja, como ter uma boa memória?

Segundo especialistas, para a prevenção de lapsos de memória é necessário manter o cérebro sempre ativo, sendo que o hábito da leitura é essencial, assim o hábito de ler irá tornar a pessoa mais resistente ao estresse, isto é, se você possui a disciplina da leitura, com certeza terá a maior capacidade de concentração e de atenção. No entanto, todo mundo possui o seu limite. Além disso, a prática de atividades intelectuais , não apenas auxilia no controle da memória aguçada, mas também como posterga a senilidade em idosos, pois não é a toa que muitas pessoas mantém a mente afiada em idades avançadas. Mas isso não quer dizer que você deva passar o dia todo lendo livros e mais livros, pois não é apenas lendo que você conseguirá obter uma boa memória, ou melhor, você também precisa manter hábitos saudáveis de vida e dormir bem, e ainda praticar exercícios físicos frequentemente, já que a atividade física faz com que ocorra um aumento na ramificação dos neurônios, e ainda evita a circulação sanguínea. Praticar esportes, realizar meditação, capoeira, yoga, enfim, toda e qualquer atividade que possa servir para a pessoa se equilibrar é válido. Porém, será que não existe um remédio para manipular a saúde da memória? Especialistas afirmam que o uso de medicamentos é indicado apena para pessoas que sofrem de doenças degenerativas, como mal de Alzheimer.

0 voto



Maikon
27/09/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página