Dicas de uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é colaborar para ter uma qualidade de vida boa. Saiba quais são os melhores alimentos para se consumir.

Qual foi a sua rotina nas últimas semanas, festas e mais festas? Encontros familiares e com os amigos repletos de comida, muito comida, e depois de tanta alegria de ter aqueles pratos deliciosos e a companhia de quem você tanto ama, agora restou a você a companhia da culpa e do ganho de peso. Nada de ficar pensando no que você deveria ter deixado de comer ou de ter comido em pouca quantidade, como já passou, agora chegou à hora de você voltar a ter equilíbrio, e se não sabe como e por onde começar, reflita consigo mesma: ‘será que vale a pena?’. Quando o nosso organismo entra em uma limitação e alteração alimentar passa a ter deficiência energética, já que o mesmo não entende o que está acontecendo, assim a questão é, você deseja emagrecer para ficar bonita ou de bem com a saúde? Para responder a esta pergunta, imagine-se em um deserto, local em que há pouca comida e água, o que você faria se encontra-se muita água e comida? A resposta mais comum e natural é comer desesperadamente para saciar a fome e compensar dias sem comer, enfim, se preparar para uma próxima restrição alimentar. Desta forma, saiba que é isso que o nosso organismo faz, isto é, se você realiza alternação entre os momentos de restrição e abundância de alimentos, como resultado o seu organismo estocará a caloria que tem e se preparará para a próxima deficiência, o que consequentemente dificulta o emagrecimento.

O que isso tudo significa? O fato é que as altas limitações e restrições alimentares não são boas para você, agindo desta forma, você não irá emagrecer com saúde e muito menos manterá o peso alcançado. Por este motivo é importante que você esqueça aquele ditado, ‘tudo ou nada’ e leve em consideração algumas dicas para ter uma alimentação saudável, as quais são:

Mais sobre Dicas de uma alimentação saudável

-Evite realizar dietas mirabolantes, as quais prometem uma significante perda de peso em um curto espaço de tempo. Este tipo de dieta é prejudicial à saúde.
-Não tenha uma alimentação baseada somente em um tipo de nutriente ou alimento.
-Mesmo que você tenha saído do controle nos dias anteriores, faça pelo menos, cinco refeições durante o dia, pois quanto mais refeições equilibradas e moderadas você tiver, menores serão a chance de sentir fome e consequentemente você não comerá descontroladamente.
-Evite beliscar durante as refeições.
-Deixe os salgadinhos e as bolachas recheadas de lado.
-Sempre que a fome aparecer, evite um sanduiche ou um lanche do tipo, opte por uma barrinha de cereal ou bolacha integral. Como uma boa alternativa de lanche você ainda tem as frutas e os iogurtes lights.
-Caso você tenha vontade de comer um determinado doce, não hesite e coma, no entanto, apenas um pedaço ou unidade.
-Inicie sempre as refeições com um prato de salada.
-Evite repetir as refeições.
-Evite ou controle o consumo de bebidas gaseificadas e energéticas. Prefira sucos naturais, água de coco e água.
-Opte pela ingestão de carnes menos calóricas, como o peru, o patinho, o peixe, o frango, o contra-file e outros. Não se esqueça de remover a pele das aves, já que a pele conta basicamente com gordura.
-Remova as gorduras visivelmente em carnes.
-Coma legumes, verduras e frutas frescas todos os dias.

Saiba mais sobre alimentação:

31/03/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar