Dicas para memorização de textos

Esquecer-se das coisas é algo comum. Mas quando você precisa lembrar-se de tudo aquilo que você leu, pode ser um problema.

São muitas as pessoas que possuem dificuldades para memorizar, isto é, muitas pessoas acabam de ler um texto e na realidade não entenderam praticamente nada sobre o assunto, mas é preciso que você fique atento quanto a este problema, pois isso pode ser deficiência quanto à interpretação de texto. Desta forma, você sabe ler e escrever, mas não sabe entender o que está sendo lido, e isso significa que você não sabe interpretar a leitura, por isso é preciso que você treine tanto leitura como sua escrita. Passe a ler mais. Comece por artigos simples e comece a subir o nível de dificuldade dos mesmos, assim você conseguirá aumentar o seu vocabulário. No entanto, para quem deseja fixar o assunto em questão do texto lido com maior facilidade, nada melhor do que usar a memorização para isso, o que proporcionará uma diferença em seu aprendizado e principalmente em relação aos exames e provas. Se você é mais uma destas pessoas que lêem determinados textos e após um tempo não se lembra de mais nada, dando espaço para o famoso ‘branco’, a leitura da teoria é mais complicada quanto aos exercícios, e isso acontece apenas pelo fato de você não conseguir ler da melhor forma. Para que você comece a ler e a entender com maior facilidade, veja as dez dicas logo abaixo:

                       

-Primeiramente, é preciso que você avalie o ambiente de estudo, isto é, procure um ambiente que favoreça e ajuda a você a estudar. É indicado que o lugar seja claro, fechado ou aberto, e com silêncio. No entanto, se você gosta de estudar em ambientes mais escuros, é preciso que você não exagere na ausência da luz, já que você pode prejudicar a saúde dos olhos e ainda auxiliar no aparecimento do sono.
-Desligue a TV, o computador, o rádio e qualquer outro aparelho eletrônico que possa atrapalhar o seu estudo, e de acabar com a sua atenção.
-Verifique a posição que mais lhe agrada no momento da leitura, isto é, sentando ou deitado? Em pé andando de um lado para o outro? Inclinado? Com as pernas para cima? Procure se sentir confortável, mas evite ler deitado, pois o sono logo vem, tenha a certeza disso.
-Sempre coloque um pedaço de um doce ou salgado, água ou refrigerante, enfim, algo que você possa ingerir ou sentir vontade de comer para evitar a necessidade de ficar levantando constantemente.
-Um item muito importante que não pode faltar é você tomar a decisão de estudar, isto é, tire aquele tempo para ler e compreender o assunto. Evite estudar com má vontade ou obrigado a fazer isto, pois a indisposição quanto tal tarefa não irá lhe ajudar em nada, muito pelo contrário, significativamente fará com que você não tenha estudado nada.
-Faça a leitura silenciosa do texto, e aproveite para sublinhar as partes que você não tenha compreendido ou as palavras que você não saiba quais são os significados. Depois, releia o texto em voz alta, e ao final de cada parágrafo faça anotações e escreva no papel o que você achar importante.

2 votos



Maikon
25/08/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook