Dicas para se fazer um bom resumo

Veja dicas para fazer um bom resumo de livro, texto ou filme, com as mais variadas informações, de forma simples e completa.

Livro com lápis e cadernoO resumo é um apanhado geral das informações essenciais de algum conteúdo, seja este apresentado em forma de texto, livro, filme ou qualquer outra. Um bom resumo é aquele que consegue fazer com que alguém que não conheceu diretamente a produção em questão compreenda o assunto, transmitindo a mensagem de forma clara e completa e atentando-se aos conceitos básicos e indispensáveis e ignorando detalhes que sejam irrelevantes (cuidado, nem todos são!).

As principais dicas para se fazer um bom resumo são: sintetizar as idéias e não exatamente as palavras utilizadas, economizar termos e evitar rodeios, indo diretamente à parte fundamental da informação, escrever em 3º pessoa e voz ativa (exemplo: Consiste-se em, Defende que…), introduzir as palavras-chaves e não colocar sua opinião pessoal (quando se apresenta sua visão particular, ou seja, faz-se uma crítica positiva ou negativa, o produto final deixa de ser um resumo e torna-se uma resenha).

Como fazer um bom resumo de texto

Exemplo de texto Lorem Ipsum

Para fazer um bom resumo de um determinado texto, leia-o duas ou três vezes e coloque em destaque as palavras e ideias principais. Depois, reconstrua o texto lido, a partir de tais elementos, priorizando apenas o que for mais importante para a formação do conteúdo e verificando se existe coerência entre os parágrafos do texto e o resumo.

Outras dicas referem-se ao estilo do texto: se este for narrativo, dê mais atenção aos acontecimentos de causa e consequência, ações que desencadearam outras e sequência cronológica. Se for descritivo, atente-se aos aspectos visuais e espaciais e, caso seja dissertativo, dedique-se a fazer com que os argumentos sejam transmitidos corretamente.

Como fazer um bom resumo de livro

Livros

Fazer um bom resumo de um livro pode ser um trabalho extenso, porém nada complicado se você seguir as dicas. Primeiramente, leia-o casualmente e anote os pontos mais importantes da obra. Depois, releia o livro de forma mais atenta, procurando outras informações e ideias que passaram despercebidas da primeira vez, e reflita mais profundamente a respeito do conteúdo.

Por fim, é a hora de realmente fazer o resumo: descreva todos os aspectos anotados que você considera importantes e que interferiram na construção da história, levando em consideração a intenção do autor ao escrever o livro, e nunca cite diálogos. Se precisar mencionar trechos narrativos, utilize aspas.

Como fazer um bom resumo de filme

Rolo de filme

Um bom resumo de filme deve conter, inevitavelmente, informações técnicas como o nome original, gênero (comédia, drama, documentário, romance, terror ou ação, por exemplo), ano e país de produção, diretor e elenco principal. Leve sempre em consideração a época e o propósito da longametragem.

Além de contar a história geral do filme e os fatos das principais cenas, não se esqueça de prestar atenção ao cenário, caraterização dos personagens e trilha sonora, que sempre fornecem excelentes dicas a respeito da construção da obra.

Também são importantes para a elaboração de um bom resumo dicas como: não fazer uso de linguagem informal ou frases negativas, símbolos, fórmulas, expressões, imagens e diagramas desnecessários. O acúmulo de informações que não são fundamentais acaba por fazer com que um resumo, ao invés de tornar as coisas mais práticas, perca seu caráter de precisão e objetividade.

Veja mais dicas para se fazer ou consultar um bom resumo

 

1 voto



Luane
01/06/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. olhem bem eu nao gosto nada deste site pk n tem o que nos as pessoas necessitamos

    ana
    13/01/14 às 12:31 pm