Diferença entre Medicina veterinária e Zootecnia

A medicina veterinária e a zootécnica parecem ser sinônimas, mas possuem algumas diferenças. Conheça melhor cada uma dessas áreas.

cachorro

Atualmente ainda existem muitas pessoas que confundem o médico veterinário com o profissional de zootecnia, sendo que na verdade, as diferenças entre as profissões não são tão simples quanto parecem. O médico veterinário atua para garantir a saúde animal, seja de um campeão ou um animal de estimação. Já o zootecnista é o profissional é o profissional que tem como finalidade se responsabilizar pelo estudo e controle de reprodução, nutrição de animais, aprimoramento genético criados para fins comerciais.

Desta forma, podemos concluir que ambos os profissionais atuam para zelar a saúde pública, pois defendem a população contra doenças transmitidas por animais e alimentos, garantindo a qualidade dos produtos de origem animal e controlando doenças. As atividades desenvolvidas pelo médico veterinário ocorrem principalmente em clínicas, zoológicos, fazendas, hipódromos, haras e outros, tendo que diagnosticar doenças, fazer cirurgias, prescrever remédios, aplicar vacinas, cuidar da alimentação do animal, orientar os donos, enfim, estas e outras são as atividades comuns de um médico veterinário.

O curso Superior de Medicina Veterinária tem duração média de cinco anos, sendo oferecida atualmente por aproximadamente 95 instituições de ensino em todo o Brasil. Quanto ao mercado de trabalho desta área é bem amplo, no entanto, muito competitivo, já que no Brasil existem cerca de 59 mil médicos veterinários, onde cerca de 46% desta população médica se concentra na região Sudeste do país.

Mais sobre Diferença entre Medicina veterinária e Zootecnia

O zootecnista trabalha na realização de experiências e pesquisa em relação as novas maneiras de prevenir e combater doenças e parasitas para a melhora da saúde dos produtos e animais. Além disso, os zootecnistas atuam como administradores e planejadores de instalações rurais e fazendas. Em média, o salário de um profissional de zootecnia varia entre R$ 1,5 a !$ 6 mil reais, sendo que de acordo com uma pesquisa realizada em 2000 pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia, havia cerca de 7.000 zootecnistas registrados e quase 5 mil profissionais atuantes em todo o país. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 52 dos profissionais de zootecnia concentram-se na região Sudeste do Brasil, sendo que as oportunidades de trabalho para esta área estão voltadas para indústrias de rações e de complementos alimentares, fazendas e empresas avícolas, frigoríficos, cooperativas de criadores, indústrias de abate, laboratórios, instituições de pesquisa, saúde e nutrição animal, zoológicos e instituições de ensino. Quanto as Universidade e Faculdades que oferecem o curso de zootecnia no Brasil são poucas, como a USP (Universidade de São Paulo), UFLA (Universidade Federal de Lavras) e a UFPR (Faculdade Federal do Paraná).




Maikon
13/04/10

Relacionados com Diferença entre Medicina veterinária e Zootecnia

Mais informações por email.

Comentar sobre Diferença entre Medicina veterinária e Zootecnia

Destaque

Por que estudar é tão importante?

Por que estudar é tão importante?