Doenças causadas por bactérias

As bactérias são microorganismos, a qual sua grande parte não pode ser vista a olho nu, sendo que apesar se seu micro tamanho, a sua multiplicação ocorre em grande velocidade, onde muitas delas são conhecidas como germes, que é bastante prejudicial à saúde pela capacidade de causar diversas doenças. As bactérias são encontradas em toda e qualquer parte, sendo que existem milhares no solo, na água, no ar e até mesmo em nosso corpo. Entretanto, todas não são maléficas, pois há bactérias que desempenham papeis de grande importância para muitas formas de vida, incluindo para nós, seres humanos. Para se ter uma ideia, no caso das plantas, como por exemplo, a ervilha, que se beneficiam com este tipo de vida, pois as bactérias habitam em suas raízes dentro de pequenos caroços, e seu crescimento ocorre por causa da substância química que estas produzem.

Em ralação ao solo existem diversas bactérias que podem ser benéficas de várias formas, sendo que uma delas é ajudar as folhas velhas das plantas, as quais as bactérias ajudam a decompor, favorecendo assim demais plantas. No entanto, há também as bactérias que são maléficas as plantas, as quais podem prejudicá-las ou até mesmo destruí-las. No caso de nós, seres humanos, as bactérias podem ser combatidas com o uso de antibióticos, sendo que ao serem indicados pelos médicos tem efeito eficaz contra os germes que são prejudiciais á saúde. Caso contrário, as bactérias poderão se aumentar rapidamente, formando colônias e em muitos casos, estes germes podem ser transferidos de pessoa para pessoa.

Os tipos de bactérias mais comuns e conhecidos são: Vibriões (têm formato de virgulas), Espirilos (formato espiralado), Bacilos (são alongadas em forma de bastonetes) e Cocos (formato arredondado). Dentre as principais doenças causadas por bactérias, encontram-se:

-Cólera: Esta doença é causada pela bactéria Vibrio cholerae , mais conhecida como ‘o vibrião colérico’.
-Coqueluche: Esta é causada pela bactéria Bordetella pertussis.
-Difteria: esta é provocada pelo bacilo diftérico.
-Escarlatina: Esta é provocada pelo Streptococcus pyogenes.
-Febre tifóide: É provocada pela Salmonella typhi.
-Hanseníase (lepra): É transmitida pelo bacilo de Hansen.
-Leptospirose: É causada pela Leptospira interrogans.
-Meningite meningocócica: É causada pela bactéria meningococo.
-Pneumonia bacteriana: Esta é provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
-Tétano: É causado pelo bacilo do tétano.
-Tuberculose: Esta é causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis.
-Tracoma: É provocada pela Chlamydia trachomatis.

3 votos



Maikon
30/06/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook