Doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é um conjunto de órgãos responsáveis pela maior parte do controle do organismo. Veja as doenças que pode afeta-lo.

Doenças do sistema nervoso

O sistema nervoso é um conjunto de órgãos que têm a função de integrar e regular o funcionamento do corpo, ou seja, é o sistema nervoso que monitora e coordena a atividade dos músculos, movimentação dos órgãos, construir e finalizar os estímulos dos sentidos entre outras funções. O sistema nervoso é formado por células nervosas que se conectam de forma específica e precisa, formando assim os chamados circuitos neurais. É através desses circuitos neurais que o organismo produz repostas que constituem os comportamentos fixos e invariantes, por exemplo, reflexos.

                       

Em alguns casos podem surgir “falhas” no sistema nervoso que podem ser provocados por agentes patogênicos e mais um milhão de causas, que acaba levando a pessoa a apresentar problemas neste sistema.

Acidente vascular cerebral

O acidente vascular cerebral ou derrame cerebral ocorre quando há um entupimento ou mesmo rompimento dos vasos sanguíneos que lavam o sangue até o cérebro. Isso provoca uma paralisia da área cerebral que ficou sem a circulação sanguínea adequada. Os neurônios alimentados pelos vasos sanguíneos atingido ficam sem oxigenação e morrem, por isso o AVC é uma lesão neurológica irreversível.

Alguns fatores favorecem o AVC como a hipertensão arterial, alta taxa de colesterol no sangue, obesidade, diabetes melito, tabagismo entre outras causas. A pessoa que teve o AVC pode sofrer diversas complicações como alterações comportamentais e cognitivas, dificuldades na fala e na alimentação, epilepsia vascular entre outras complicações.

Acidente Vascular Cerebral

Ataques epiléticos

Os ataques epiléticos ou epilepsia é uma disfunção do cérebro, caracterizado por crises espontâneas e recorrentes reversíveis. Para ser mais claro, a epilepsia são descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro que acabam interrompendo temporariamente as funções habituais deste órgão. Como consequência o corpo produz manifestações involuntárias no controle muscular, na consciência e na sensibilidade da pessoa.

Vários fatores genéticos ou mesmo adquiridos podem causar uma lesão no cérebro a ponto de causar uma epilepsia como traumatismo craniano, doenças degenerativas do cérebro, doenças infecciosas e parasitárias, distúrbios vasculares, tumores, fatores genéticos, traumatismo de parto, malformações cerebrais entre tantas outras causas. Lembrando que a epilepsia não é contagiosa, apesar de ser muitas vezes causada por agentes patogênicos.

Epilepsia

Doença de Parkinson

O mal de Parkinson é uma doença que se manifesta principalmente na terceira idade, provocando tremores e dificuldade para caminhar, se movimentar e se coordenar. Essa doença acontece porque as células nervosas usam uma substância química do cérebro chamada dopamina, para ajudar no controle dos movimentos musculares.

Quando as células que produzem essa substância dopamina são destruídas lentamente, o cérebro não consegue mais enviar mensagens corretamente, o que acaba levando à perda da função muscular que vai piorando com o tempo. A causa exata para a destruição das células que produzem a substância dopamina ainda é desconhecida.

Mal de Parkinson

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável e que se agrava com o tempo, manifestando-se principalmente na terceira idade. É uma doença degenerativa que faz o indivíduo apresentar demência, perda das funções cognitivas que são a linguagem, memória, atenção, raciocínio e orientação, além de alterações no comportamento.

A causa do Alzheimer ainda é desconhecida, mas especialistas dizem que existe relações com as mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Não existe cura, mas sim um tratamento que destina-se a controlar os sintomas e também proteger o indivíduo doente dos efeitos produzidos pela deterioração trazida pelo Alzheimer.

Mal de alzheimer

Outras doenças que também afetam o sistema nervoso são Cefaléias, Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso, Esclerose Múltipla, Doença de Huntington, Doença Infecciosa entre outras.

Saiba mais sobre outras enfermidades

3 votos



Haline
23/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook