Doenças transmitidas pelos cachorros


Infelizmente, os animais podem transmitir doenças, e isso é algo que deve ser levado em consideração e de grande importância para os animais que fazem parte literalmente da família, pois mesmo com o todo amor que os donos sentem por seus cães, muitos possuem receios quanto às doenças que podem ser transmitidas pelos mesmos. No entanto, há também quem não saiba que é possível ocorrer à transmissão de doenças a partir do animal, ou melhor, através da saliva, fezes, patas e urinas, os quais contam com grande diversidade e quantidade de microorganismos que podem provocar doenças. Mas isso não é motivo de preocupação, pois estas doenças não são problemas quando você souber evitá-las, assim basta tomar os cuidados com as vacinas e consultas periódicas ao médico veterinário, mesmo que o animal esteja sadio.

             

Dentre outros cuidados necessários para evitar doenças são fundamentais, como não compartilhar alimentos ou cama com animais, evitar lambidas ou beijos muitos próximas ao rosto, recolher rapidamente urinas e fezes dos animais, e procurar assistência médica sempre que for mordido. Quais são as doenças transmitidas pelos cães? Veja logo abaixo:

As doenças de pele, como a sarna é um problema de pele transmitida por cão, gato, cavalo e coelho através do contato direto com o animal doente, e para evitá-la, é preciso manter seu animal sempre com banho tomado pelo menos a cada 15 dias e troca semanalmente os panos ou casinhas, mas se seu animal apresentar coceiras constantes, leve-o a um médico veterinário. Além das sarnas, as micoses também são transmitidas através do contato direto com tais animais, e para evitá-la, evite dormir com o seu animal de estimação em ambientes úmidos e mantenha a casinha do mesmo sempre limpa, e caso haja queda de pelo, recorra ao veterinário. No entanto, os problemas mais transmitidos pelos cães e gatos são através de pelos e da saliva, os quais geram problemas alérgicos como rinite alérgica e bronquite.

A raiva também uma doença transmitida pelo animal domestico, a qual é a mais conhecida e causa medo na população, já que conta com mortalidade em quase 100% dos casos. A raiva é provocada por um vírus que ataca o cérebro e os nervos, desenvolvendo distúrbios de comportamento, além de dificuldades para respirar e para engolir até mesmo água. É por este motivo que existe a vacinação contra a raiva, indicada para animais acima de 4 meses de idade, e assim caso você seja mordido por um animal é necessário que você procure urgentemente um Posto de Saúde ou Pronto Socorro para tomar as vacinas necessárias e receber a orientação adequada para evitar o aparecimento de tal doença.

Além destas doenças já citadas logo acima, outras também são de comum transmissão pelos animais domésticos, como:

-bucelose
-Leptospirose
-Toxoplasmose
-Criptococose
-Larva migrans

Desta forma, você deve saber que ter um animal de estimação em casa, acima de tudo, isto é, além de cuidar do bem estar da vida do mesmo é preciso que você cuide da sua, para quem assim a relação entre ambos tragam apenas coisas boas.

0 voto






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostei muito

    camilla eduarda da silva lopes
    17/10/13 às 11:14 am

X
Curta a página