Encontro consonantal e vocálico

O Encontro Consonantal é o agrupamento de duas ou mais consoantes sem a existência de uma vogal intermediária, enquanto o Encontro Vocálico é o uma ou mais vogais se encontram em uma palavra. Desta forma, como o próprio nome diz, respectivamente é o encontro de consoantes e encontro de vogais. Quando ao consonantal, saiba que existem dois tipos básicos deste encontro, os quais são denominados de Encontro Consonantal Perfeito em que as consoantes permanecem juntas na mesma sílaba, e o Encontro Consonantal Imperfeito, em que as consoantes se separam ou pertencem a sílabas diferentes. Como exemplo para o E.C.P. tomemos: blu-sa, pra-to, bro-che, a-tle-ta, cla-ve, fran-go, trei-no, e outros. Para o E.C.I. tomemos como exemplo: al-ge-ma, ad-vo-ga-do, ab.di-car, sub-so-lo e outros.

No entanto, além da classificação de Imperfeito ou Perfeito, o Encontro Consonantal também pode ser denominado de dífono, quando ocorre entronco consonantal fonético, ou seja, quando ‘x’ corresponde a ‘cs’. Neste caso, o ‘x’ é denominado de dífono. Assim, ‘rr’, ‘ss’, ‘sc’, ‘sç’, ‘xc’, ‘xç’, ‘lh’, ‘ch’, ‘nh’ e ‘qu’. Tomemos como exemplo: galinha, pássaro, chapéu, descer, piscina, carroça, mosquito, exceção, chá.

No Encontro Vocálico, como já dito, há o encontro de duas ou vogais em uma palavra, como por exemplo, Paraguai, poética, ciúme, mamãe, coração e outros. Contudo, também pode aparecer em palavras, duas vogais na mesma sílaba e duas vogais em sílabas diferentes, sendo respectivamente um ditongo e hiato. O ditongo pode ser classificado como oral (palavras que fazem som apenas pela boca), nasal (sempre possui o acento tio, isto é, palavras que faz som também com o nariz), crescente (semivogal + vogal) e descrente (vogal + semivogal). Veja alguns exemplos para cada classificação de ditongo:

-Oral: pai;
-Nasal: pão;
-Crescente: água;
-Descrente: lei

Já o hiato, é a separação das vogais, como por exemplo, me-lan-ci-a e vo-o. Além disso, existe o tritongo, o qual conta com três vogais na mesma sílaba, também podendo ser classificado como oral e nasal. Como exemplo de tritongo nasal: Uruguai, quais, fiéis, averigüei, enxaguou. Já para tritongo nasal: saguão, saguões, espiões, enxágüem, barões.

Nenhum voto, seja o primeiro


Maikon
27/11/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook