Esqueleto apendicular membros

O esqueleto animal e o esqueleto humano se diferem em muitos detalhes. Conheça o esqueleto apendicular e os membros dos animais.

O esqueleto apendicular animal é constituído basicamente pelos membros superiores e inferiores ou membros pélvico ou caudal. Desta forma, é dividido em duas partes, as quais já foram citadas, que são compostas pelos seguintes ossos:

                       

*Esqueleto apendicular superior:
-Escápulas: É um osso plano, e como todo osso longo, a escápula possui díploe, a qual é constituída por osso compacto, osso esponjoso e osso compacto, formando um ‘sanduíche’. Seus elementos principais são: fossa supra-espinal, borda cranial, espinha da escápula, colo da escápula, borda caudal, tuberosidade da espinha da escápula, fossa infra-espinal, fossa subescapular, cavidade glenoidal e acrômio, sendo que este último não se faz presente em todas as espinhas das escápulas.
-Úmero: É um osso longo que possui variações mínimas entre as espécies, se articula com a cavidade glenoidal da escápula. Seus elementos principais são: cabeça, tubérculo maior, tubérculo menor, epicôndilo lateral, epicôndilo medial, colo, fossa do olecrano, fossa radial, tróclea, capítulo e fossa coronóide.
-Rádio e ulna: São ossos longos e constituem o antebraço, sendo a rádio responsável pela articulação proximal do cotovelo e distal com o carpo, enquanto a ulna é responsável pela articulação proximal do cotovelo. Entre as espécies estes ossos possuem grandes diferenças, sendo que em determinados animais a rádio e a ulna são fundidos, enquanto em outras são separados.
-Carpos: São duas fileiras de ossos, sendo que há a fileira proximal com quatro ossos e a fileira distal, também com quatro ossos.
-Metacarpos: Estes se encontram entre o carpo e as falanges.
-Falanges: São dividias em três, proximal, média e distal.

*Esqueleto apendicular inferior é composto pelo cíngulo pélvico e seus membros
-Ílio: Tem como principais elementos a asa ilíaca, a crista ilíaca, corpo do ílio;
-Púbis: Tem como principais elementos o ramo cranial, o ramo caudal, os forames obturados e os acetábulos.
-Ísquio: Tem como principais elementos a linha mediana ventral e o arco isquiático.
-Fêmur: É o osso da coxa que possui como articulação proximal o coxofemoral (quadril) e como articulação distal a soldra (joelho). Seus elementos principais são: trocânter maior, trocânter menor, côndilo lateral, côndilo medial, cabeça do fêmur, colo do fêmur, fóvea da cabeça do fêmur, tróclea e corpo.
-Tíbia e fíbula: São ossos que compõem a perna, tendo como articulação proximal a soldra (joelho) e como articulação distal a jarrete. As características principais da tíbia são: eminência intercondilar, côndilo medial, corpo da tíbia, face articular proximal, maléolo medial e tuberosidade da tíbia. Já a fíbula tem como elementos principais a maléolo lateral, corpo fíbula e cabeça da fíbula.
-Tarsos: São pequenos ossos, tendo como os dois maiores ossos, o tálus e o calcâneo.
-Metatarsos: Estes se encontram entre o carpo e as falanges.
-Falanges: São dividias em três, proximal, média e distal.

Juntamente com o esqueleto axial, o esqueleto apendicular forma o esqueleto animal. Agora que você já sabe quais são os ossos que compõem o esqueleto animal, nada mais justo do que estudá-los através de imagens ou de preferência, com os ossos em mãos para maior eficácia nos estudos.

1 voto



Maikon
27/02/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook