Esqueleto axial animal

O esqueleto é a parte que sustenta o corpo. O organismo humano é diferente do animal, conheça um pouco sobre o esqueleto axial animal.

O esqueleto tem a finalidade de sustentar o corpo e também de proteger os órgãos internos, além de oferecer pontos de apoio para a fixação dos músculos, assim conta com ‘peças’ ósseas e cartilaginosas articuladas, os quais formam um sistema semelhante a alavancas movimentadas pelos músculos, dando assim os movimentos. O esqueleto animal é divido em duas partes, o esqueleto apendicular e o esqueleto axial, o qual é composto por três divisões, cabeça, caixa torácica e coluna vertebral. É válido ressaltar que para auxiliar o seu estudo iremos subdividir os elementos importantes de cada osso, assim confira logo abaixo:

*Crânio
-Osso frontal: forames supra orbital, sulco supra orbital e protuberância intercornual.
-Osso nasal
-Osso lacrimal
-Osso incisivo: processo palatino, corpo e processo nasal.
-Maxila: forame infraorbital e tuberosidade facial.
-Osso zigomático: processo frontal e processo temporal.
-Osso temporal: processo zigomático, meato acústico externo, bulha timpânica, processo estilóide, parte escamosa e processo mastóide.
-Osso parietal: linha nucal ou crista nucal.
-Osso ociptal: côndilo, processo para condilar, parte basilar, forame magno e forame jugular.
-Esfenóide
-Vômer
-Pterigóide
-Palatino: lâmina horizontal e lâmina perpendicular.

*Coluna vertebral: Possui vértebras cervicais, lombares e torácicas, as quais todas contam com corpo vertebral, arco vertebral, processo articular cranial e caudal, processo transverso, processo espinhoso e forame vertebral. É válido lembrar que o número de vértebras pode variar de espécie para espécie, sendo que para se ter uma ideia, veja uma pequena relação entre a quantidade de vértebras existentes nos seguintes animais:
-Equino = de 15 a 20;
-Bovino = de 18 a 20;
-Ovino = de 16 a 18;
-Caprino = 12;
-Suíno = de 20 a 23;
-Canino = de 20 a 23;
-Ave = 6;

*Caixa torácica: é formada pela região torácica da coluna vertebral, contendo o osso esterno e as costelas, existindo as costelas denominadas de falsas (asternais) e as verdadeiras (esternais)que também variam o seu número, assim como as vértebras. Desta forma, veja a quantidade de coluna presente em cada animal:

Mais sobre Esqueleto axial animal

-Equino = 18;
-Bovino = 13;
-Ovino = 13;
-Caprino = 13;
-Suíno = de 14 a 15;
-Canino = 13;
-Ave = 7;

É interessante lembrar de que o número de costelas é o mesmo número de vértebras torácicas, o que facilita e muito o estudo, não? Pois a diferenciação de números literalmente pode e confundem muitos. As costelas em si, possuem a extremidade dorsal e a extremidade ventral, além de cabeça, colo e tubérculo. E quanto ao esterno, este é nada mais do que o ‘assoalho’ do tórax, pois é formado com a junção dos ossos, o que proporciona maior resistência e consequentemente, maior proteção. Somente o esterno das aves que são diferenciados, assim como todo o esqueleto, o qual sofre modificações aparentes, o qual conta com uma calha devido a sua capacidade de vôo.

Leia mais sobre animais




Maikon
27/09/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Esqueleto axial animal

  1. me enteresso muito por medicina veterinaria adoro estudar sobre o comportamento animal

    ana paula marques neves