Etapas da fotossíntese resumo

Com certeza você deve saber que com a luz solar, água e dióxido de carbono um vegetal tem a capacidade de produzir açúcar, do qual se alimenta e que ainda realiza a liberação de oxigênio para a atmosfera, não? A fotossíntese é um processo simples e ao mesmo tempo complexo, pois é composto por diferentes fenômenos, onde se inicia com a incidência da luz do sol sobre as folhas da planta, a qual é captada pela clorofila. Este pigmento, juntamente com a energia do sol irá reagir com a água da seiva bruta, o que fará com que a mesma se decomponha em seus componentes básicos, ou melhor, quebram-se as ligações entre os componentes que compõem a água, e desta quebra liberta-se energia química que é armazenada na célula no interior das denominadas ‘caixas de energia’. Um dos componentes que formam a água é o oxigênio, o qual é liberado para o exterior a partir de células especiais, as estomas, que se encontram na epiderme das folhas.

             

As ‘caixas de energia química’ que se encontram na célula são utilizadas para a transformação do dióxido de carbono que entra nas folhas, semelhantemente a partir dos estomas, em substâncias orgânicas. Assim, estas substâncias orgânicas atuarão como ‘caixas de energia’, a qual a planta irá utilizar quando necessitar, já que entre os componentes que a compõem também ocorrem ligações químicas repletas de energia. A principal substâncias organiza produzida ao longo da fotossíntese é o amido, que nada mais é do que um hidrato de carbono. Estas substâncias se dissolvem na água que há na planta, e junto com os sais minerais que foram absorvidos pela raiz, formando assim um líquido espesso, o qual constitui a seiva elaborada. Esta seiva serve de alimento à planta e é distribuída por ela toda através dos vasos floémicos.

Desta forma, através do dióxido de carbono de ar e de água que retira do solo, a planta produz os seus alimentos, conventendo a energia dos raios solares em energia químicas da matéria orgânica existente. Contudo, a folha prende a energia da luz solar e armazena-a na forma de energia química nas ligações químicas entre os componentes de hidratos de carbono. Em seguida, através do amido e dos sais minerais removidos do solo, a planta produz todos os demais materiais necessário para sua sobrevivência e desenvolvimento, sendo as proteínas. E para a produção de proteínas, as plantas necessitam de elementos químicos suplementares, como o enxofre, o azoto, e o fósforo, que vão procurar aos sais minerais. Assim, a fotossíntese é realizada em três fases: capturação da energia capturada pelos raios solares, utilização da energia captura através do sol para a decomposição da água e produção de energia química, e utilização da energia química para a transformação de substâncias orgânicas, através do dióxido de carbono do ar.

0 voto



Maikon
21/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook