Etiqueta de roupa significado

Apesar de toda a grande quantidade de roupas e de tecidos, da tendência e da moda, e sobretudo, a etiqueta de preço da roupa, o consumidor deve ficar atento a outro tipo de etiqueta, a qual conta com inúmero símbolos com seus significados com dicas e instruções de como conservar e deixar as roupas bonitas. No entanto, esta é uma parte da roupa que a grande maioria dos consumidores não dá a mínima atenção tanto no momento da compra quanto no momento de lavar a peça. Mas você já parou para analisar a etiqueta? Você conseguiu decifrar todos os símbolos e seus significados? Para muitos, além de ser verdadeiramente impossível identificar as instruções indicadas nesta etiqueta, para muitos é difícil até de enxergar todas aquelas letras e símbolos minúsculos. E ainda, para piorar ainda mais a situação do consumidor, há fabricantes que não trazem informações pro escrito, e apenas por símbolos, fazendo com que o consumidor fique sem entender como conservar e tratar suas roupas.

             

Toda e qualquer peça de roupa deve conter em sua etiqueta informações como, razão social, marca registrada do fabricante, composição do produto, país de origem do produto, porcentagem de cada fibra de sua composição, tamanho e caso seja importado, deve dispor também do nome do importador, importadora ou CNPK da fábrica e cuidados quanto à conservação. Contudo, é possível encontrar confecções que atuam como má fé, descrevendo na etiqueta que a peça jamais pode ser lavada, sendo esta uma forma de se livrarem da responsabilidade se houver algum problema com apela, pois de acordo com o Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor), a ausência de informação na etiqueta pode causar prejuízo ao consumidor, o qual pode recorrer pelo seu direito, tendo a chance de ser ressarcido.

Os símbolos destas etiquetas, quando estiverem marcados com um ‘X’ se refere a um processo que não é permitido, já a existência de um traço pequeno abaixo do símbolo significa que é permitida a agitação amenizada e dois traços, agitação muito reduzida. Em relação à lavagem, o número indicado significa a temperatura máxima que a roupa pode ser submetida, e a existência de uma mão, indica que a peça pode ser lavada apenas à mão. Já um triângulo com as siglas ‘CI’ representa que é permitida a utilização de alvejante com cloro. No momento de passar a roupa, procure verificar a quantidade de pontos existente no interior do símbolo do ferro de passar, o qual tem como finalidade informar a temperatura ideal, em que apenas um ponto a temperatura máxima é de 110°C e de dois, 150°C. Já um quadrado com um círculo em seu interior representa que a secagem pode ser realizada na secadora de roupa, enquanto um ponto representa temperatura baixa, e dois, temperatura elevada. Caso o quadrado esteja com traços é indicado que a peça seja posta para secar na vertical ou horizontal, e se houver vários traços na vertical, a peça deve secar naturalmente. Veja logo abaixo os símbolos encontrados nas etiquetas para maior compreensão:

0 voto



Maikon
30/11/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página