Evitar a gravidez na adolescencia

Dicas e maneiras de evitar a gravidez na adolescencia

A cada dia, o número de adolescentes grávidas aumenta ainda mais. Mas, o que fazer para que esses números diminuam? A prevenção é a resposta a essa pergunta.

Há várias maneiras de prevenir uma gravidez muitas vezes indesejada. Uma delas, que é bem acessível a todos, são os preservativos. Não importa se você as comprou em uma farmácia ou adquiriu-as gratuitamente em um posto de saúde, a eficácia é a mesma. Além de evitar a gravidez, o preservativo ainda ajuda a proteger sua saúde.

Outra forma bastante confiável de se evitar a gestação na adolescência, são os anticoncepcionais. Mas lembre-se: antes de comprar uma cartela de anticoncepcional, visite seu ginecologista e ele lhe dará mais informações, tirando assim todas as suas dúvidas e receitando-lhe o mais adequado. Vale lembrar que além de comprimidos, os anticoncepcionais podem ser ministrados em forma de injeção. Este possui duas “versões”: mensal e trimestral. A diferença entre os dois é que no trimestral você não menstrua, o outro é usado mensalmente em uma única injeção e a pessoa menstrua normalmente.

Para as mulheres mais “esquecidas”, há o DIU (Dispositivo Intrauterino). É tão eficiente quanto a pílula e os dispositivos mais modernos duram de cinco a dez anos no organismo da mulher. São colocados dentro do útero pelo médico. Sua colocação dá-se no consultório médico com todas as técnicas de antissepsia e o procedimento é rápido. Atualmente, os DIUs usados são à base de fios de cobre que destroem os espermatozoides dentro do útero, não permitindo, portanto, a fecundação do óvulo.

1 voto



Jose Paulo
08/05/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. qual o contra do diu o que ele causa

    luziaacs
    25/02/14 às 9:12 pm