Exame Papanicolau como é feito?

 

Mulher no médico

O exame chamado de Papanicolau tem como principal finalidade prevenir o câncer do colo uterino, desta forma, deve ser realizado em todas as mulheres que namoram, sendo indicada a realização anual do exame. Caso o resultado do exame for negativa por três anos seguidos a mulher pode passar a realiza-lo a cada três anos, ou seja, deixando o intervalo de um ano para trás. O exame Papanicolau consiste na coleta do material do colo do útero para que seja realizados exames com tal material recolhido, ou seja, com o auxílio de ferramentas específicas o profissional faz uma raspagem no colo do útero da mulher para que sejam feitos os exames necessários. É simples e barato, sendo que o mesmo é oferecido gratuitamente em postos de saúde da rede pública, no entanto, são muitas as mulheres que deixam de realiza-lo por diferentes fatores, como a vergonha, o medo, o receio, enfim, constrangimento. Se você conhece uma mulher que ainda não fez este exame ou caso esta mulher seja você, procure obter mais informações e conversar a respeito de tal exame, sobre sua importância e nunca se esqueça de é melhor prevenir do que remediar.

De acordo com estatísticas, nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade relacionada com o câncer de colo uterino vêm sofrendo uma queda devido as novas técnicas de rastreamento do exame Papanicolau, por este motivo, este é um dos mais importantes exames para garantir a boa saúde da mulher. O exame surgiu em 1940, criada pelo doutor George Papanicolau e ganhou destaque e sucesso pelo fato do exame conseguir detectar doenças que podem aparecer no colo do útero antes mesmo do desenvolvimento do câncer. Contudo, o Papanicolau não é apenas uma forma de diagnosticar a doença, mas também tem como finalidade determinar o risco de uma mulher a vir desenvolver o temido tumor. Assim as mulheres que sonham em ser mãe precisam redobrar a atenção, pois caso haja alguma alteração, as chances de engravidar pode ser menor. A frequência da realização do exame é estabelecida pelo médico levando em consideração os resultados de cada exame.

O câncer do colo de útero assim como outros conta com fatores de risco, os quais são: numero elevado de parceiros, início precoce de namoro, ter tido muitos filhos, falta de higiene e antecedentes da doença na família. O Papanicolau deve ser realizado uma semana antes da menstruação e nos dias que antecedem a data do exame é preciso que a mulher evite a utilização de duchas, namorar até três dias antes e o uso de cremes, como lubrificantes e controlar de pH. O exame completo consiste em exames de palpação das mamas e posteriormente o Papanicolau, sendo que para a realização do mesmo é utilizado um instrumento chamado de espéculo para abrir o canal do órgão reprodutor feminino e facilitar a visualização do colo do útero. Após a realização do exame e tendo os resultados em mãos, o médico deve interpretá-los e explica-los a paciente, e é valido dizer que o Papanicolau também pode ser realizado com o intuito de determinar outras condições de saúde de seu corpo, como doenças no órgão reprodutor feminino e níveis hormonais. Dizer que o exame não incomoda a mulher é mentira, contudo, quanto mais relaxada à mulher estiver, menos incômodo será, assim não deixe de fazê-lo, cuide de sua saúde.

Nenhum voto, seja o primeiro



Maikon
30/05/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook