Exercícios para manter a postura

Ter uma boa postura é essencial para a saúde de nossa coluna, por isso exercícios para manter a postura são muito uteis.

Não dar mais para contar nos dedos às vezes em que seus pais lhe avisaram e alertaram sobre a sua postura, não? Quem que nunca ouviu: cuidado, olha a sua postura!, que atire a primeira pedra. Caso você tenha dificuldades para manter a postura correta ou uma boa postura, saiba que talvez o problema não seja a sua força de vontade em melhorá-la, mas sim estruturas musculares, articulares e psico-comportamentais que dificultam e impedem o desenvolvimento da postura. Desta forma, é necessário que se busque auxílio de um profissional especializado para a realização de uma reeducação postural, o que com certeza lhe proporcionará uma solução e orientações para tais problemas. Uma boa postura é importante pelo simples fato de ajudar o seu corpo a obter maior velocidade possível, além de proporcionar uma maior eficiência e resistência dos movimentos, e ainda promover a sensação de bem-estar. Caso você tenha uma postura incorreta, os seus ossos não estão alinhados corretamente, sendo que seus músculos e ligamentos sofrem pressão e maior tensão do que o normal. Desta forma, a postura defeituosa pode resultar em fatiga e até mesmo tensão musculares em casos mais severos, acompanhados pela dor.

Como melhor a sua posição e, consequentemente melhorar a sua qualidade de vida? Existem alguns exercícios que podem auxiliar na postura, e até mesmo, deixar as costas eretas e tonificadas. Veja logo abaixo os passos para um bom exercício:

-Sentando-se com o quadril para frente e com a cabeça perpendicular ao chão, dobre o tronco em direção ao quadril e aponte os membros para frente.
-Inspire e incline o osso externo para frente (caixa torácica), algo semelhante como se você estivesse tentando roçar alguma coisa. Eleve as costelas, e mantenha-se em tal posição por três segundos e relaxe, voltando para a posição anterior.
-Colocando o quadril para frente, distancie os braços lentamente e coloque os ombros para baixo, deixando o corpo curvado.
-Leve as omoplatas (osso plano na região do ombro que se articula com a clavícula), como se você estivesse tentando fazer com que ambas se tocassem, e se mantenha em tal posição por três segundos e relaxe. Sem contrair o pescoço, leve os ombros para baixo e relaxe novamente.
-Sentando com as mãos paralelas ao corpo, na altura dos ombros, abaixe-os e distancie as omoplatas da linha média do corpo, trazendo as mãos para frente até que os dedos se toquem. Relaxe a cabeça e leve o queixo em direção ao peito, curvando assim a coluna. Se mantenha nesta posição durante três segundos e relaxe voltando a posição anterior.
-Fique de quatro no chão sem flexionar os cotovelos, com o quadril para frente, e sem forçar a região lombar.
-Leve a coluna para cima, fazendo com que ela se curve, empurrando o chão com as mãos. Se mantenha nesta posição durante três segundos e relaxe voltando a posição anterior lentamente, sem flexionar os cotovelos. Olhe sempre para o umbigo, para que não haja uma sobrecarga ou pressão na área cervical.

Os exercícios indicados logo acima são ideias para quem busca uma nova postura, sendo que realizando-os ao longo de dez minutos diariamente, logo no primeiro mês você notará a diferença de postura.

Nenhum voto, seja o primeiro


Maikon
29/09/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook