Fitoterápicos que ajudam a emagrecer

Muitos alimentos além de serem saudáveis e de fazerem bem para a saúde podem ajudar no processo de emagrecimento. Conheça alguns.

Os fitoterápicos em nosso país conta com uma grande diversidade de genética vegetal, a maior do mundo, sendo estimada mais de 55 mil espécies dentre 350 a 550 mil espécies existentes. Desta forma, os fitoterápicos são muito procurados no Brasil tanto por sua própria população quanto pela por outros países. Mas antes de tudo, você sabe o que são fitoterápicos? Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os fitoterápicos são medicamentos feitos a partir de plantas que contam com princípios ativos não purificados, como chás, extratos e tinturas, e estes podem auxiliar no tratamento de várias doenças. Contudo, para o mundo da beleza e da boa forma, os fitoterápicos são utilizados para ajudar no emagrecimento, sendo que este medicamento não proporciona nenhum tipo de efeitos colaterais comuns nos emagrecedores tradicionais. Para se ter uma ideia, muitos destes fitoterápicos já são encontrados no mercado em forma de capsulas, mas antes de recorrer a este medicamento natural é importante que você tenha cuidado, já que este medicamento não tem seus efeitos emagrecedores comprovados cientificamente, e sozinhos não são muito eficazes. Os fitoterápicos ajudam no emagrecimento, mas verdadeiramente como coadjuvantes, ou seja, é preciso ser combinado a uma equilibrada alimentação e a atividades físicas, além de seu uso ser acompanhado por um nutricionista.

Existem diferentes tipos de fitoterápicos encontrados para compra em diferentes estabelecimentos, e se você deseja saber mais sobre cada um, veja logo abaixo os fitoterápicos mais procurados no Brasil:

-Citrus Aurantium: É obtido da laranja amarga, conta com sinefrina, substância estruturalmente de grande semelhança a efedrina, a qual foi proibida por aumentar os riscos de derrame e infarto. Contudo, o Citrus é considerado um dos mais seguros entre os emagrecedores fitoterápicos, sendo muitas vezes utilizado como substituto para suplementos alimentares, já que tem a capacidade de aumentar o metabolismo do organismo. É recomendado para a perda de peso e para a redução de apetite, além disso, possui propriedades diuréticas e digestivas.
-Faseolamina: Este é um princípio ativo extraído do feijão branco, sendo esta suma substância muito vendida atualmente no mercado através de cápsulas tendo a capacidade de reduzir significante a ação da enzima alfa-amilase, enzima responsável pela digestão do amido. Sem a atuação desta enzima, o organismo não tem a capacidade de absorver as moléculas inteiras de carboidratos, as quais são eliminadas, auxiliando desta forma na redução do acúmulo de gordura. No entanto, quando consumida em doses altas pode resultar em diarreia e gases.
-Ágar-ágar: Este tem ação laxativa suave e realiza o espessamento de alimentos, é utilizado pela indústria alimentícia ou culinária para aumentar a saciedade, o que auxilia na redução de peso, além de ser ótimo para os casos de intestino preso. É extraído de algas marinhas e é insolúvel em água, pois quando ingerido o ágar-ágar tem seu volume aumentado, o que proporciona a sensação de estômago cheio.
-Caralluma fimbriata: Este tem sido considerado um dos melhores reguladores de apetite, sendo constituído por uma espécie de cacto indiano. Atua no cérebro controlando a vontade de comer e proporcionando a sensação de saciedade.
-Slendesta: Este é um extrato obtido da proteína da batata, a qual aumenta a saciedade devido a estimulação da secreção de colecistoquinina, substância que diminui a vontade de comer.
-Chá verde e chá branco: Ambos possuem a ação antioxidante, anti-inflamatória, antialérgica e previnem o aparecimento de doenças neurodegenerativas. Auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim e de triglicérides, desintoxica o organismo, aumenta o gasto energético e aumenta a quebra da gordura.
-Cáscara sagrada: Esta é uma planta medicinal que possui efeito laxativo, isto é, atua no organismo impedindo que sejam absorvidos totalmente os nutrientes, causa desidratação. Contudo, de acordo com alguns especialistas a cáscara sagrada faz com que a pessoa perda peso pelo fato da desidratação, pela perda de água e não pela perda de tecido adiposo.

30/04/11 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar