Ginástica Olimpica masculina

O Brasil possui craques da ginástica olímpica masculina. Conheça quais são e saiba também um pouco mais deste bonito esporte.

A ginástica olímpica é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com finalidades competitivas, os quais necessitam de força, elasticidade e agilidade. A ginástica vem do termo grego ‘gymnádzein’, o que significa ‘treinar’, que em sentido literal quer dizer ‘exercita-se nu’, sendo esta a maneira em que os gregos exerciam esta atividade. Esta atividade se baseia na evolução técnicas de diferentes exercícios físicos, sendo que para os homens as modalidades e provas são: solo, argolas, salto sobre o cavalo, cavalo com alças, barra paralelas e barra fixa. Já para as mulheres disputam exercícios de solo com música, trave de equilíbrio com comprimento de 5 metros e largura de 10 centímetros, barras assimétricas que varia de 1,50 a 2,30 metros de altura, e salto sobre cavalo com altura na horizontal de 1,10 metros.

Os exercícios de cada ginasta são pontuados e julgados por um júri, sendo que se faz necessário alguns elementos para cada aparelho, sendo que o ginasta deverá praticá-los e apresentá-los, caso contrário perderá pontos e com a adição de outros elementos inseridos por eles mesmos, ganhasse pontos extras. De início, todos os exercícios contam com um valor inicial, sendo que para os homens este valor é de 8.9 e para as mulheres 9.0. Desta forma, caso o ginasta não adicione nada em sua apresentação, não ganhará ponto algum, mesmo que sejam realizados os movimentos perfeitamente, que geralmente não ocorrem, pois sempre há mínimos erros. O valor de cada elemento e os movimentos obrigatórios em cada aparelho estão no “Código de Pontos” que foi desenvolvido pela FIG, sendo que este código sofre alterações a cada quatro anos, mais precisamente, após as Olimpíadas, o qual o torna mais elaborado. Geralmente, os juízes procuram erros de postura, erros de execução e muitos outros, para assim dar a sua nota levando em consideração a pontuação inicial.

Os ginastas, assim como nos demais esportes são divididos em categorias, sendo que as categorias em que se compete são: pré-infantil (6 anos), infantil (7 e 8 anos), infantil A(9 e 10 anos) e infantil B (11 e 12 anos), juvenil (13 a 15 anos) e maiores (16 anos adiante). Este é um esporte muito interessante, sendo que além de ser um belo exercício que traz muitos benefícios á saúde, os movimentos acrobáticos e ginásticos proporcionam ao ginasta maior desenvoltura para diferentes tarefas, incluindo disposição e capacidade física. Interessou-se pelo esporte? Então, saiba que existem muitas academias ou espaços específicos que oferecem aulas de ginástica olímpica em sua cidade, procure a faça uma aula gratuita, sendo que tenho a certeza de que você irá gostar assim como eu, onde gostava de realizar os movimentos mais complexos e habilidosos.

Mais sobre Ginástica Olimpica masculina

Saiba mais sobre esportes:




Maikon
30/06/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Ginástica Olimpica masculina

Destaque

4 dicas para tirar o namoro da rotina

4 dicas para tirar o namoro da rotina