Historia da internet resumo


A história da internet se inicia no ano de 1962, onde o comunismo fazia grande oposição e força aos Estados Unidos, assim os americanos resolveram criar uma rede de comunicação militar que fosse forte o bastante para resistir a um ataque nuclear. O conceito desta ideia revolucionária se baseava em um sistema descentralizado, o qual permitia que a rede funcionasse mesmo com a destruição de um ou mais máquinas. Um dos principais criadores e desenvolvedores da Internet foi Paul Baran, o qual teve a ideia de criar uma rede com a forma de uma gigantesca tela, sendo que analisando o sistema centralizado que tinha grande vulnerabilidade, pois com a destruição de seu núcleo, a comunicação seria impossível, assim optou pela rede híbidra de arquiteturas em estrela com malhas, fazendo com que a informação trafegasse de forma dinâmica. O mecanismo utilizado era o seguinte, os “dados” se deslocariam na rede de forma dinâmica “buscando” o caminho que esteja menos sobrecarregado, onde os mesmos “esperam” caso todos os caminhos estejam sobrecarregados, sendo esta a tecnologia denominada de “Packet Switching”.

             

Foi em agosto de 1969 que a denominada ARPANET (Advance Research Projects Agency) entrou em atividade militar, com a finalidade de ligar quatro universidades para aumentar a comunicação entre a força dos EUA. A rede ARPANET foi a grande responsável pela internet que temos atualmente, pois a mesma contava com algumas características fundamentais que a rede de hoje também possui, como: protocolos básicos, comunicação entre as máquinas de forma descentralizada, e um ou mais “nós” na rede poderiam ser removidos sem danificar o seu funcionamento. Foi no início da década de 70 que outras universidade e demais departamentos de defesa obtiveram permissão para se conectar à rede, isto é, a ARPANET. No entanto, para a surpresa de todos, no fim da década de 70 a ARPANET já tinha se expandido rapidamente, a qual forçou a troca de protocolo para o protocolo TCP/IP.

Foi somente na década de 80 que passou a ser utilizado o termo internet e que se tornou um meio de comunicação, sendo que visando facilitar a vida dos usuários da rede e pesquisadores para o compartilhamento de pesquisas, logo foi desenvolvida a World Wide Web, que à principio não contava com muitas imagens, mas sim com muitos textos. Em 1992 foi criado o primeiro navegador de internet, o Mosaic, que dispunha de interface mais amigável e disponibilizava navegação por links e de imagens. E assim a internet foi se desenvolvendo e se aprimorando, e o resultado é este sucesso mundial com presença de empresas e milhares de usuários ativos diariamente.

0 voto



Maikon
29/06/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. parabens quem enventou a historia da internet e muito legal eu li e adoreiiiiiii

    rayra maysa carmo santos
    02/02/14 às 2:01 pm
  2. nossa adorei me ajudou muito !!!!!! ♥♥

    isabella
    20/11/12 às 7:16 pm
  3. Achei muito legal!Adorei ler!

    JENNIFER
    12/09/12 às 8:53 am
  4. eu adorei ler sobre a internet pois por ela que agente conhece pessoas novas faz amigos de ostros lugares.

    kailla santos
    28/08/12 às 9:27 am
  5. mt legal esse site,me ajudo mt no meu trabalho

    thaina melo
    28/04/12 às 4:30 pm
  6. eu nao gosto de ler mais isso me deixou de boca aberta isso felizmente e muito interessante eu gostei de mais. so sei que a historia da internet e muito legal e sempre vou entrar nela

    miriã
    07/11/11 às 2:21 pm

X
Curta a página