História do primeiro computador do mundo

Conheça mais sobre o primeiro computador do mundo suas funções e capacidades e veja o quanto que a tecnologia avançou desde aquela época.

Primeiro computador do mundo.Projetado para calcular rotas estratégicas durante o ataque aos países do Eixo, durante a Segunda guerra mundial, o integrador e calculador numérico elétrico, o primeiro computador do mundo completou em 2006, 60 anos de idade. Apesar de seu projeto e construção terem sidos iniciados em 1943, sua conclusão e lançamento deram-se somente três anos mais tarde, mais precisamente em 14 de fevereiro de 1946. Com cerca de 30 toneladas, 5,5 metros de altura, 25 metros de comprimento, 70 mil resistores e, aproximadamente 18 mil válvulas a vácuo, o gigante ocupava 180 metros quadrados, a área de um ginásio esportivo. Apesar de seu tamanho e robustez, o ENIAC nada mais era do que uma grande calculadora. Com seus 6 mil interruptores, era necessário uma equipe de 80 pessoas para operá-lo. Para saber mais sobre o primeiro computador do mundo fique atento as nossas dicas.

Conheça o primeiro computador do mundo e suas funções

ENIAC  e suas funções.Essas pessoas geralmente mulheres, que davam ao ENIAC as instruções necessárias para este computar, eram chamadas computadoras. Entretanto, anos mais tarde o termo passou a ser usado para designar a máquina, que efetuava os cálculos. Seus cálculos que, manualmente chegavam a demorar 12 horas para obter-se um resultado, eram resolvidos em alucinantes 30 segundos pelo gigante de metal e resistores. Cada um de seus interruptores correspondia a uma informação para o cálculo, representados por ligado e desligado. Por esse motivo, os botões de Liga/Desliga de grande parte dos equipamentos apresentam o desenho de um círculo com um “risquinho” vertical.

                       

Conheça o primeiro computador do mundo e seus criadores

Criadores do primeiro computador do mundo.Mesmo após tanto tempo depois de sua criação pelos professores John Mauchly, e J. Presper Eckert, o primeiro computador ainda é lembrado por muitos aficcionados por eletrônicos e pode ser visto em diversos museus pelo mundo, como o Smithsonian em Washington D.C. e no local preciso onde foi construído, na Moore School for Electrical Engineering da Universidade da Pensilvânia. Após dez anos de operação, o ENIAC foi desativado. Haviam surgido equipamentos com maior capacidade e menor tamanho e custo. Em 1955 um computador pesava “somente” 3 toneladas e consumiam 50 kwatts de potencia, contra 200 kwatts ferozmente consumidos pelo ENIAC.

O ENIAC se destacou por realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior à de seus antecessores. Hoje, se comparado com os computadores atuais, o poder de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso.

1 voto



Jose Paulo
12/05/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    breezy - 28/02/2014

    e feito da forsa