História do primeiro computador pessoal do mundo

O computador que conhecemos hoje não foi sempre assim. Antigamente, as máquina eram tão grandes que ocupavam uma sala inteira.

O computador hoje juntamente com a internet, são quase produtos de necessidade básica. Mas há alguns anos atrás, o computador era algo grandioso, com poucas funções e ainda não era qualquer pessoa que tinha a capacidade de utilizar a máquina.

Primeiro computador

A cada dia que passa o mundo vai evoluindo, assim é também a tecnologia. Novos aparelhos, novos modelos, aplicativos, funções, muitas coisa está deixando de ser feita apenas manualmente e está passando também a usar tecnologias. Ler um livro, por exemplo, antes para apreciar uma bela história era preciso ter um livro em mãos. Hoje é possível ler no computador, no celular, tablets e em tantos aparelhos.

Mais sobre História do primeiro computador pessoal do mundo

Confira a história do computador e da internet:

Quando surgiu o computador

O primeiro computador surgiu na Segunda Guerra Mundial, com o intuito de auxiliar o exercito norte americano. A máquina começou a ser projetada no ano de 1936. Pesando em torno de 30 toneladas, ocupando salas enormes projetadas apenas para eles e com diversas válvulas e resistências, o computador fazia apenas cálculos simples, e mesmo assim era considerado mais rápido que o pensamento. Era conhecido como ENIAC.

Usando notebook

Esse primeiro modelo de computador causava um grande aquecimento, o que resultava em muitas válvulas queimadas por hora, gerando um grande custo. A máquina foi se aperfeiçoando, surgindo então o computador IBM 7094, que pesava em torno de 800kg. Uma terceira geração de computadores ainda foi criada, mas até aqui, eram produtos caros demais e poucas pessoas tinham acesso. O computador começou a ser de mais fácil acesso entre 1970 e 1980.

Enfim, com a quarta geração de computadores, é onde as máquinas se tornam para uso pessoal. As máquinas passaram a ser conhecida como microcomputadores ou micros, isso se deu devido aos microprocessadores. O que mudou toda a evolução da tecnologia até chegar ao que conhecemos hoje, a geração portátil dos notebooks.

Quando surgiu a internet

Ao contrário do que muitos pensam a internet não surgiu junto com os computadores, e sim na década de 1960 e foi usada principalmente como estratégia durante a Guerra Fria. Durante esse período, ficou muito mais explícita a importância da comunicação no mundo.

Tecnologia ao alcance das mãos

A internet foi criada para ser um sistema de troca de informações internas, sem o perigo das informações serem espalhadas por onde não devia e também sem correr o risco de serem perdidas. Com o passar do tempo, o uso da internet foi ganhando força e também adeptos. Hoje, está presente em praticamente todos os lugares do mundo e é possível utilizá-la para as mais variadas coisas.

Nesse vídeo do Youtube você confere a história do computador:

Saiba mais sobre computador:

23/03/09 por Ananda Morales

   



Mais informações por email

Comentar