Intolerância à lactose sintomas

A intolerância com alguns alimentos como a lactose é semelhante a uma alergia. Confira os sintomas mais comuns desse problema.

Você certamente desconhece o que é a intolerância à lactose, não? Também conhecida como deficiência de lactose ou alergia ao leite, a intolerância à lactose é a incapacidade que um indivíduo tem em aproveitar a lactose, a qual é um ingrediente do leite animal e derivados que produz modificações abdominais, e geralmente ocorre diarréia nas primeiras horas logo ao seu consumo. Na superfície mucosa do intestino delgado existem células que são responsáveis pela produção, armazenamento e liberação da enzima digestiva denominada de lactase, que tem a função de digerir a lactose. Quando esta é mal absorvida e passa a ser fermentada pela flora intestinal, tem-se como resultado a produção de ácidos orgânicos e gás, o que provoca a diarréia osmótica, que é uma diarréia em que há perda intestinal dos líquidos orgânicos. Contudo, há pessoas que nascem com a incapacidade de produção lactase, e assim, ainda bebê necessitam ser alimentados, e com o leite materno, como resultado o bebê sofrerá com uma implacável diarréia. No entanto, a intolerância a lactose pode se fazer presente na vida de qualquer pessoa em qualquer época, o que pode passar a ter a incapacidade de produção da lactase ou da inibição temporária.

Os sintomas são diversos, os quais variam de pessoa para pessoa e com a quantidade ingerida. Desta forma, a grande parte dos deficientes de lactase podem ingerir no máximo um a dois copos de leite, com intervalos extensos e não diariamente. É válido ressaltar que além de raro, existe a possibilidade de pessoas desde pequenas rejeitarem o leite, mesmo sem saberem que o leite e seus derivados fazem mal. Geralmente, as pessoas que possuem ‘alergia ao leite’ percebem um aumento de ruídos abdominais e na liberação de gases, e ainda percebem que a barriga se encontra mais inchada, e quando há maior ingestão de leite e/ou de seus derivados, ocorre consequentemente o aparecimento da diarréia líquida e acompanhadas de cólicas ou não. O emagrecimento ou a perda de peso não é um sintoma associado à intolerância a lactose, mas caso esteja fazendo presente este problema, saiba que pode haver uma relação com intolerância a outras doenças gastro-intestinais.

Mais sobre Intolerância à lactose sintomas

O diagnóstico da doença pode ser realizado através da história clínica, pela diminuição dos sintomas após a ausência de lactose na dieta e outros meios. Quanto ao tratamento, saiba que este é feito com a prevenção de novos sintomas a partir da ingestão de leite e seus laticínios, isto é, com a ingestão dos mesmos é necessário que o paciente também faça a ingestão de um fermento sintético. Mas isso pode ser válido ou não para cada paciente, então, é realizada uma avaliação pelo médico, caso não haja outros meios, a última e única alternativa é a isenção de lactose em sua dieta. Se você está sofrendo com este sintomas e assim percebe que o problema responsável pode ser a intolerância a lactose, procure um médico.

13/11/10 por Maikon

   



Mais informações por email

Comentar