Jogadas especiais do xadrez

Jogadas especiais do xadrez

O xadrez é um jogo recreativo e competitivo que surgiu há muitos anos antes mesmo de Cristo. Requer muita reflexão e raciocínio lógico, pois para se dar bem em uma bela jogada é preciso pensar bastante antes de mover uma peça sequer. Cada movimento deve ser muito bem estudado para não cometer erros que prejudicará o jogador. Então, vamos falar sobre as jogadas especiais do xadrez que muitas pessoas não as conhecem e jogam constantemente sem tirar proveito das mesmas.
Umas das jogadas mais utilizadas pelas pessoas são o “roque” e a “promoção ou coroação do peão”. O roque é uma jogada em que se movimenta duas peças no mesmo lance, tem como função proteger o rei, porém só poderá ser realizado se você não fizer nenhum movimento do rei e de suas torres. Apenas estas três peças deverão estar na sua primeira fileira do tabuleiro, para que seja possível efetuar esta brilhante jogada. O roque funciona da seguinte maneira; o rei poderá andar somente neste jogada duas casas para o lado em direção à torre, e a torre passará a protegê-lo no lado esquerdo ou direito, dependendo do lado escolhido que o rei caminhar.
A promoção ou coroação do peão é quando este atingir a oitava casa de uma coluna qualquer, ou seja, o final da coluna do outro lado do tabuleiro e será transformado em qualquer peça com exceção do rei, (rainha, torre, bispo ou cavalo de sua cor). Normalmente escolhe-se transformá-lo em rainha por ser a peça mais poderosa dentre as opções de transformação.
Estas jogadas “especiais” facilitam o andamento do jogo, muitas vezes acabam com as estratégias do adversário contra a posição de suas peças deixando-o de mãos atadas, assim podendo muitas vezes ajudá-lo grandemente. Lembre-se que você não é obrigado a usufruir destas jogadas é claro, mas dependendo do andamento do jogo elas poderão ser a chave para a sua vitória. São pequenos macetes que lhe ajudarão muito, trará segurança na hora de decidir a jogada e poderá lhe garantir a vitória se realizado corretamente.

1 voto



Lucimari
23/12/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook