Laboratório de química equipamentos

Além dos equipamentos de vidro (www.situado.net/vidrarias-de-laboratorio-de-quimica), podemos encontrar os matérias de porcelana, como:

-Cadinho: É um recipiente fabricado por diferentes materiais, como chumbo, ferro, platina, e cerâmicos, como alumina ou carbeto de silício. O cadinho é utilizado para fundir substâncias, como ligas metálicas, sendo que os cadinhos de carbeto de silício têm a capacidade de suportar altas temperaturas.

-Triângulo: É o suporte para os cadinhos, isto é, são utilizados quando os cadinhos são aquecidos diretamente na chama de gás.

-Almofariz: É utilizado para moer pequenas quantidades de produtos, por vezes, misturando ingredientes. Este é utilizado em cozinhas e em laboratórios de química, sendo um utensílio muito utilizado e comum em farmácias de manipulação, no entanto, atualmente vem sendo substituído por métodos mais modernos, ou melhor, por equipamentos elétricos.

-Cápsula: Pode ser encontrado tanto em porcelana quanto em metal, sendo utilizado para a concentração e secagem de soluções, além de ser usado para o aquecimento.

-Funil de Buchner: É constituído um funil de porcelana com vários orifícios, como uma peneira, o qual é utilizado juntamente com o Kitassato em filtrações a vácuo. Desta forma, este realiza a filtração à vácuo.

-Espátula: A espátula pode ser encontrada em dois diferentes materiais, porcelana e metal, sendo que a sua principal finalidade é transferir substâncias sólidas, a qual deve ser lavada e secada após cada utilização.

-Suporte Universal: É um suporte que sustenta todos os tipos de materiais de laboratório, o qual é composto por uma placa e uma barra de ferro, sendo que é na barra que são colocadas as garras, argolas e prendedores para segurar os equipamentos.

-Garras, argolas e mufa: Têm como finalidade auxiliar na montagem e sustentação dos aparelhos no laboratório.

-Pinça de Mohr: É utilizada para obstruir a passagem de um líquido ou gás que passa através de tubos flexíveis.

-Pinça de Hoffman: Tem a finalidade de obstruir a passagem de gases e de líquidos em tubos flexíveis, assim como a pinça de Mohr.

-Pinça metálica (tipo tesoura): Tem a finalidade de manipular objetos aquecidos, isto é, em seu manuseio.

-Tripé: Tem a finalidade de apoiar a tela de amianto e de apoiar os equipamentos que são colocados sobre ela.

-Espátula: São várias as espátulas encontradas como utensílios laboratoriais, as quais são metálicas e utilizadas para a captura de sólidos, dissolver ou para realizar qualquer outra operação.

-Tela de amianto: Tem a capacidade de suportar as peças que serão aquecidas, independente de sua finalidade, sendo que a grande finalidade do amianto é distribuir uniformemente o calor que é recebido pelo Bico de Bunsen.

-Pinça de madeira: É usado para prender ou manusear vidrarias quentes, assim como o tubo de ensaio, seja durante o aquecimento ou não.

-Pepitador: Possui forma de pêra, é um utensílio acoplado a uma pipeta, a qual tem a finalidade de auxiliar em ‘puxar’ e ‘expelir o líquido manuseado.

-Pisseta: É utilizada para a lavagem de materiais ou recipientes a partir de jatos de água, álcool ou de outros solventes.

-Tromba d’água: É ligado a uma torneira, realizando assim, sucções a vácuo, ou seja, é um utensílio voltado para a filtração a vácuo. Desta forma, aproveita-se de uma corrente de água para aspirar o ar, através de uma abertura lateral.

-Bico de Bunsen: É equipamento utilizado em química para realizar aquecimento de soluções em laboratórios, sendo assim um queimador, formado por tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, se misturando com o gás que entra a partir do tubo de borracha.

-Frasco de vidro de armazenamento: É para o armazenamento e condicionamento de substâncias em diferentes estados, como sólido, líquido ou bifásico (estado entre sólido e líquido).

Além destes, há o tubo capilar (tubo de vidro que podem ser introduzidos em seu interior substâncias de pouco volume, ideias para experiências mais precisas), termômetro (analisar a temperatura do reagente), rolhas (vedar ou tampar frascos), papéis indicadores de pH (medidor de pH que identifica se a substância é ácida, básica e também neutra), peagâmetro (medidor de pH mais preciso), furador de rolhas (produz orifícios de diferentes diâmetros em rolhas de cortiça ou de borracha) e cepilhos (utilizados para a limpeza dos frascos e outros utensílios, como tubos).

Nenhum voto, seja o primeiro



Maikon
15/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook