Leucócitos na urina o que significa?

Saiba o que são os leucócitos e qual a sua importância e atuação no organismo humano, e o que significa seu aumento na urina.

LeucócitosOs leucócitos, mais conhecidos como glóbulos brancos, são células do sistema imunológico dos seres humanos que defendem o organismo de matérias estranhas, ou seja, doenças e infecções. Existem diversos tipos de leucócitos no organismo humano, e todos derivam de uma célula encontrada na medula óssea chamada de célula hematopoiética. Os leucócitos irão ajudar na destruição da doença ou infecção do corpo liberando anticorpos para inativar as funções dos mesmos.

Os glóbulos brancos são encontrados em todas as partes do corpo humano com exceção da urina, por isso quando é constatado qualquer leucócitos na urina é importante avaliar se há algum problema com a bexiga, rins, ureteres e uretra.

Leucócitos alto na urina

Os níveis de leucócitos na urina podem ocorrer por diversas razões, por isso fazer o teste de urina – um exame indolor e de simples coleta – é possível realizar uma avaliação podendo identificar pistas de grande importância relacionadas às doenças e infecções neste local.

As doenças e infecções mais comuns quando os leucócitos na urina estão alto são: inflamação dos tecidos dos rins, retenção urinária, obstrução ou danos físicos no trato urinário, pedras nos rins, infecção na uretra entre outras.

Análise da urina

Leucócitos na urina durante a gravidez

Na gravidez ocorrem diversas mudanças hormonais na mulher, por isso é comum em algumas grávidas encontrar o alto índice de leucócitos na urina. Existem várias causas para o aumento dos glóbulos brancos na urina, pois é nesta fase que a bexiga vai ficando menor por causa do crescimento do bebê que dificulta a liberação total da urina.

Com o aumento do bebê a mulher vai mais vezes ao banheiro, tornando assim o ambiente adequado para o surgimento de bactérias, que são as responsáveis por muitas infecções, por isso acontece o aumento dos leucócitos na urina.

Os leucócitos fazem parte do sistema imunitário do organismo, e têm por função o combate e a eliminação de micro-organismos e estruturas químicas estranhas por meio de sua captura ou da produção de anticorpos. Não se esqueça de que a consulta com um médico é muito importante, principalmente na gravidez para uma melhor avaliação do estado do paciente.

Para saber mais sobre os leucócitos, assista ao vídeo explicativo do Youtube:

Fique sabendo sobre leucócitos na urina

7 votos



Jessica Lemos
31/08/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Leucócitos em 130.000, depois de tres dias tomando antibiotico, a dor está aumentando absurdamente. Doi pra andar, dor inguinal, nos flancos (absurda – andando, deitada, parada em pé), tá doendo até minhas pernas…. Disse q era infecção urinária, é severa??

    Mila Rodrigues
    22/04/14 às 5:07 pm
  2. No meu exame de urina deu 760.000 leucócitos, o que isso significa?

    Clarice Rodrigues
    19/04/14 às 1:10 am
  3. minha filha tava com 1000.000.0 de leococitos fez o tratamento dez dias de antibiotico rocefim depois de quinze dias refez os exames e deu 16.000.00 leococitos o que faço é grave

    keila
    25/02/14 às 8:27 pm
  4. Fiz exame de urina I meu Leucócitos deu 143.000/ml e no exame esta que é ate 10.000/ml é caso de tratamento só de urina ou de outros também?

    Rafaela Vieira Matos
    21/02/14 às 10:35 am
  5. meu exame de urina deu os leococitos estao 500.000 o que pode ser..pq ta que o normal é 10.000

    keka
    22/01/14 às 10:36 pm
  6. Fiz um exame de urina tipo I e deu 14000/ ml de Leucócitos! Gostaria de saber se precisa de tratamento? Varia pessoas da minha familia tiveram câncer inclusive minha mãe e minha irmã do meio já faleceram cancer de mama. Favor me esclarecer. Obrigada

    Loide Cabrera Bertune
    06/01/14 às 11:21 am