Mitos e Verdades sobre a Congestão

A congestão alimentar é um problema cercado de diversos mitos e verdades. Saiba um pouco mais sobre a congestão, e como evita-la:

Dor de estômago

Muitas vezes, após as refeições sempre ouvimos nossas mães dizendo: “Não vai entrar na água”, “Espera a comida baixar” e assim por diante. Existem pessoas também que só de pensar em tomar banho depois de comer, já passam mal. Outras acham que essa história de congestão é bobagem, e por ai percebemos que quando se trata de congestão ninguém tem certeza de nada. Mas na verdade, o que é a congestão?

A congestão, nada mais é, na realidade do que uma alteração aguda da digestão, ou seja, uma interrupção da digestão. Essa alteração pode acontecer em qualquer nível, mas na grande maioria das vezes, acontece quando o alimento ainda se encontra dentro do estômago. Geralmente na fase inicial da digestão alguma interferência faz com que essa digestão se interrompa ou se faça de uma forma inadequada, mas a palavra congestão é um termo popular, pois em termos médicos se falaria indigestão ou dispepsia aguda.

Menino com hamburguer e batata frita

Para provocar uma indigestão não existe uma causa única, ela pode ser causada desde um abuso alimentar, assim como alguns hábitos que não devem ser praticados ou realizados após uma refeição. Mas na maioria da vezes ocorre por um excesso ou exagero na alimentação. Muitas pessoas acham realmente que tomar banho após as refeições pode provocar congestão, isso é um mito. E muitos se perguntam, “é possível morrer de congestão”, pois bem a congestão em si ou a indigestão dificilmente leva uma pessoa ao óbito.

Prato de salada

Mas uma coisa é certa, após as refeições devemos sim aguardar um certo tempo para fazer alguma atividade física maior, porque nesse momento após as refeições, o nosso sangue está direcionado para o aparelho digestivo, para melhorar a absorção e a digestão. Então se você vai praticar uma atividade física muito pesada, esse sangue que está indo para o aparelho digestivo vai ser direcionado para os músculos e isso pode causar uma interrupção dessa digestão que estava ocorrendo, sendo que o ideal e repousar um pouco após as refeições. Mas uma coisa é certa, morrer ninguém morre, sente apenas dores abdominais, sensação de peso, enjoo e náuseas e outras.

Uma alimentação saudável é muito importante para evitar problemas e desconfortos. Veja nesse vídeo do Youtube dicas para uma reeducação alimentar:

Reeducação Alimentar com a Drª Vivian Bausas - Parte 01

Saiba mais sobre a alimentação:

2 votos


Rodrigo
30/03/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook