Mitose e meiose resumo

Através do nosso resumo conheça mais e se informe sobre o processo da mitose e meiose e qual sua importância para a espécie humana.

Mitose e meiose.Mitose e meiose são dois processos de divisão celular, a mitose é o processo de divisão celular do tipo em que ocorre desde o aparecimento da primeira célula do feto, mesmo sendo o zigoto ou a célula-ovo, até a sua morte.

Durante a geração do bebê no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células para assim formar um ser vivo, e é a partir deste ponto que se inicia o processo de mitose que se encerra apenas com a morte do ser vivo.

                       

Já a meiose acontece com um intuito específico de produzirmos os gametas ou células, isto é, o espermatozoide e o óvulo, sendo que no homem os espermatozoides são produzidos na medida em que são utilizados, no qual através da ejaculação o homem libera mais de 300 milhões de células. Na mulher, os óvulos já estão formados nos ovários desde o seu nascimento, sendo que aproximadamente sendo liberado um a cada mês após a puberdade.

mitose e meiose

Mitose resumo

A mitose ou divisão celular se inicia com uma célula e um número total de 46 cromossomos em que ocorre a duplicação do material genético. Esse processo de divisão é contínuo, pois a mitose costuma subdividir-se em prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo é de grande importância para que nós possamos nos desenvolver crescer e repor as células perdidas, como por exemplo, em uma lesão na pele ou quando perdemos sangue, o qual nada mais é do que células.

mitose

Meiose resumo

Meiose ou dupla divisão celular é o processo de divisão da célula que reduz o cromossomo pela metade e atua na formação de gametas no organismo de reprodução sexuada. A célula mãe se divide em duas que sucessivamente se dividem novamente originando quatro células novas com metade dos cromossomos. É um processo importante para manutenção da carga genética para ocorrer a formação dos gametas. O processo de meiose é importante, pois permite a troca de partes dos cromossomos homólogos e com isso colabora para que haja recombinações genéticas amplificando a variedade da espécie.

meiose

Esses dois processos de divisão celular são muito importantes, pois favorecem a mistura do material genético com a troca de cromossomos e com isso garantem a nossa diversidade.

Para que você entenda exatamente como ocorrem os processos de mitose e meiose assista ao vídeo Mitose e Meiose (Novo), do Youtube:

Mitose e Meiose (Novo)

Saiba mais sobre mitose e meiose

2 votos



Caroline
29/06/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. vleww ajudo muito borah tenta ganha um 10 de ciências agora brgduu mesmo

    lucy bruna
    13/02/14 às 10:27 pm
  2. bom d +… me ajudou … mt obrigaduu

    mary
    15/01/14 às 11:43 am