Modelo de carta de pedido de demissão

Saiba como fazer um modelo de carta de pedido de demissão ao desligar-se da empresa que você trabalha sem constrangimentos.

demissãoProcedimento comum em corporações, o pedido de demissão oficializa o desligamento e o encerramento do contrato de trabalho por vontade própria do funcionário. De acordo com determinações legais, o empregado tem que trabalhar por mais 30 dias, a partir da data do aviso de sua demissão, a caráter de aviso prévio. O não cumprimento do aviso está sujeito à multa, mas, geralmente existe um acordo entre as partes que procura beneficiar a ambas.

Na maioria dos casos, o departamento de pessoal solicita que a carta seja escrita de cunho próprio pelo funcionário, precavendo-se de futuras questões judiciais trabalhistas. A carta deve ser redigida em duas vias, podendo ainda uma 3ª ser solicitada para o sindicato. Na entrega da carta, o responsável pelo recebimento deve assinar e datar, pelo menos, a via que fica com o ex-empregado.

                       

Basicamente, existem 3 modelos de carta de demissão: com pedido de dispensa do aviso prévio, informando o cumprimento do aviso e ainda com informações mais detalhadas para o pedido de demissão. Nos 3 casos, a carta de demissão deve iniciar pelo destinatário e encerrar-se com cidade, dia, mês e ano e a assinatura do empregado por extenso.

Pedido de demissão dispensa do aviso prévio

O pedido de demissão com dispensa do aviso prévio é quando o funcionário não quer ou por algum motivo não pode cumprir os 30 dias de aviso prévio dentro da empresa, para isso, ele tem a opção de fazer a carta já informando que não cumprirá o aviso prévio.

Para que possa ser realizado esse procedimento, o empregado deve entregar o seu pedido de demissão o quanto antes, o que não tira o direito do empregador de descontar os valores correspondentes ao respectivo prazo. Para informar sua demissão dispensando o aviso prévio, confira o PDF de Modelo de carta de pedido de demissão.

reunião de trabalho

Pedido de demissão cumprimento do aviso prévio

É importante e de grande benefício para o empregado cumprir o aviso prévio se nada o impedir, pois não querer cumprir o aviso prévio dá direito à empresa de descontar o valor correspondente a uma remuneração das verbas rescisórias do empregado, equivalente aos 30 dias que o empregado deve, mas não quer trabalhar.

O modelo em PDF no tópico acima, serve tanto para demissão com cumprimento de aviso quanto para o funcionário que não quer cumprir, mas para mais informações e um novo modelo clique em Modelos de carta de pedido de demissão.

pedir demissão

Carta de demissão com justificativa

Se você quer ou precisa pedir demissão, pode optar também pela carta de demissão com justificativa. Nessa carta, você pode justificar à empresa ou instituição o motivo de seu pedido de demissão. Você deve apresentar a sua carta com 30 dias antes do prazo que pretende ir embora, assim, será agradável para ambas as partes. Confira um modelo de Carta de demissão com justificativa no nosso modelo em PDF e veja como pedir sua demissão de maneira amigável.

demissão

Esses foram apenas algumas modelos de carta de pedido de demissão para você escolher o que melhor se encaixa a sua necessidade. É importante lembrar que é preciso imprimir duas vias, uma para o empregador e outra para você.

Para mais informações, assista ao vídeo Modelo de carta de pedido de demissão do Portal Zun, no Youtube:

MODELO DE CARTA DE PEDIDO DE DEMISSÃO

Leia mais sobre demissão:

1 voto



Caroline
14/01/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook