Modelo de contrato de compra e venda de imóvel

Modelo de contrato de compra e venda de imóvel é um documento bem importante, então confira algumas dicas de como faze-lo neste artigo.

Assinando um contratoEmbora as empresas de consultoria e corretagem em compra e venda de imóveis tenham crescido consideravelmente nas últimas décadas, uma significante parcela das negociações ainda é feita pessoal e particularmente. Para esclarecer dúvidas sobre o modelo de contrato de imóvel para a negociação sugerimos um modelo muito usado, que contém as principais inserções de um modelo de contrato convencional. Entretanto, indicamos, acima de tudo, que um especialista neste tipo de negócios ou advogado seja consultado, eliminando dúvidas sobre o modelo e garantindo a legitimidade da ação. Mesmo após a venda/compra, ainda restam procedimentos como registro do imóvel no cartório responsável e alterações de cadastro em operadoras de água e luz, por exemplo. Daí a importância de uma ação pautada por um profissional.

Veja abaixo um modelo de contrato de compra e venda de imóvel.

             

Modelo de contrato

AcordoAlém dos dados de vendedor (a) e comprador (a) o modelo de contrato deve especificar os dados de seus cônjuges, com números de RG e CPF, além de endereço. Em seguida, são inseridas as informações a respeito do imóvel: se é casa, lote, apartamento e seu respectivo endereço e número de matricula no Registro de Imóveis do Cartório responsável. Tal parte do modelo de contrato de imóvel é chamada de Objeto de Venda, ou seção I.

Seções que vão ao contrato

assinando contratosNa Seção II temos as especificações referentes no modelo ao preço do imóvel e as formas de pagamento, que incluem dados de transações bancárias, valor da entrada da compra, compromissos de parcelas com dados de juras, correções e acréscimos.

Na seção III, ambas as parte renunciam o arrependimento pela negociação, comprometendo-se a efetivar a crescente promessa de compra e venda.

Na seção IV, Posse e Escritura, são determinadas as autorizações para que o imóvel seja ocupado e também a outorga da escritura, que será feita após o pagamento completo do imóvel. Possíveis despesas (condomínio e impostos, por exemplo) são afirmadas como de responsabilidade dos compradores, bem como futuras despesas de escritura e registro.
O contrato
Na seção V a parte seguinte é citada os valores de juros e multas moratórias para trados de parcelas restantes.

Na seção VI temos a descrição dos procedimentos no modelo quando o imóvel não é quitado dentro do prazo previsto mais 30 dias. Ainda são inseridas as especificações de Multa de Rescisão (VIII), Benfeitorias (IX) e Foro (X).

Para encerrar o modelo de contrato de imóvel é lavrado com a assinatura das testemunhas competentes.

Saiba mais sobre modelo de contrato de compra e venda de imóvel

0 voto



Haline
01/02/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. neste caso ela pode exigir um valor maior sim. agora o correto è que vc faça um recibo de que pagou todo material e mao de obra feito ppela masma no seu imovel. ja o valor cabe a vcs conbinarem. a nao esqueça de reconheser firma em cartorio.

    didimo
    05/09/12 às 4:19 pm
  2. quero receber modelo de contrato e venda de imovel

    pedro borges da silva
    09/07/12 às 1:09 am
  3. Olá bom dia!!!
    gostaria de saber como fazer um contrato de compra, tipo mais só dos gastos feito pela pessoa.
    tipo morro em um lugar e cedi um pedaço de terreno para uma amiga minha construir, só que agora ela ta pensando em ir embora e quer vender, só que quero comprar no valor dos matérias gasto sendo que o terreno esta no meu nome como faço um contrato desse porte

    obs: se ela quiser exigir um valor maior ela pode?

    ingrid
    21/05/12 às 8:59 am
  4. preciso do modelo de um recibo de compra e venda de um terreno, pode me ajudar?

    trindade
    02/05/12 às 5:59 pm
  5. preciso de modelo de compra e venda de uma posse.

    biracy
    28/03/12 às 4:35 pm
  6. eu to precisando d eum modelo de venda e compra de uma casa.
    como que eu faço isso..

    ildete
    11/03/12 às 2:28 pm
  7. estou vendendo uma casa e preciso de um modelo de contrato de venda de imovel para que eu possa vender

    vitor cesar alves
    20/02/12 às 1:44 pm
  8. preciso de um modelo de contrtato de venda de imovel

    vitor cesar alves
    20/02/12 às 1:42 pm
  9. preciso de um modelo de um contrato de posse de um terreno contendo 11 casas nele, preciso colocar no contrato a minha casa sendo que o terreno é no meu nome e no mesmo contrato colocar o nome das 10 pessoas

    PATRICIA SARAIVA
    21/06/11 às 4:53 pm
  10. Tenho um imovel residencial alugado e o contrato de 12 meses se vence em 15/11. Acontece que desde 15/08 até hoje o inquilino não vem pagando o alguel, seria melhor eu enviar ofico solicitando o imovel por falta de pagamento ou pedir por termino do contrato, pois não tenho intertesse em continuar a alugá-lo. O problema é que o inquilino levou o contato preenchido e não devolveu, nem devolverá. O que faço? Poderia me enviar um modelo exemplificativo tal e qual o problema ora apresentado? Grato pela atenção e estou certo de que serei atendido, pois estou aflito com tal situação. Ajude-me por fazor.

    francisco david machado
    18/10/10 às 7:06 pm
  11. qual seria o modelo de um contrato com financiamento com a CEF, teria que colocar cláusulas:
    - com prazo para registrar o contrato
    - entregar o imóvel após a liberação do dinheiro

    Patricia
    18/02/10 às 9:16 pm