Nome dos ossos dos membros inferiores

Diferentemente do ser humano, os animais não possuem membros inferiores mais resistentes e fores pelo fato dos mesmos não serem bípides, ou seja, a sustentação do corpo e a locomoção do animal ocorre com ambos os membros, inferiores e superiores, respectivamente pélvicos e torácicos. A semelhança quanto a forma e nomenclatura dos ossos é muito semelhante ao do ser humano, no entanto, entre os animais ocorrem algumas modificações, já que a diferenciação do tamanho e forma varia de espécie para espécie. Para se ter uma ideia, em alguns animais, como por exemplo, no boi a tíbia e fíbula são fundidas, enquanto no cão estes ossos são separados. Mas isso não é motivo para desespero, pois como já tido, a grande maioria dos ossos contam com o mesmo nome e forma, facilitando assim o estudo.

Desta forma, quais são os ossos que formam o cíngulo pélvico, ou melhor, os membros inferiores? Veja quais são:

-Osso do quadril (ílio, púbis e ísquio)
-Fêmur
-Tíbia e Fíbula
-Tarsos
-Meta-tarsos
-Falanges (proximal, media e distal)

E você sabe quais são os ossos que fazem articulações? O osso do quadril é divido em três , os denominados, púbis, ísquio e ílio, em que cada um possui suas características. O púbis possui a linha mediana ventral, além do ramo cranial e ramo caudal. O ísquio conta apenas com o corpo, enquanto o ílio possui o corpo, a asa ilíaca e a crista ilíca. E ainda, o osso do quadril conta com o forame obturado e os acetábulos, os quais fazem articulação com a cabeça do fêmur, que faz articulação com a tíbia através de sua tróclea e dos côndilos, medial e lateral da tíbia.Seguindo esta linha distal, a tíbia e fíbula fazem articulação com os tarsos através da face articular, que é a região onde se encontra os maléolos, medial e lateral. Assim, os tarsos fazem articulação com os meta-tarsos, que se articulam com a falanges: proximal, media e distal.

É válido ressaltar que os meta-tarsos e falanges em alguns animais são fundidos, enquanto em outros animais não, desta forma, há animais, como o bovino que possui apenas dois meta-tarsos e apresenta ter duas falanges, mas na verdade são quatro. Nós seres humanos possuímos cinco falanges, ossos que compõem os dedos, assim como os cães, sendo que a quinta falange é um pouco superior que as demais.

São muitas as pessoas que acham que o estudo dos ossos dos animais é uma tarefa muito complicada, principalmente quanto a memorização dos nomes de cada osso que compõem o esqueleto, mas para facilitar o estudo, aí vai uma dica. Procure conhecer os nomes e os ossos através do estudo teórico, posteriormente, com os ossos em mãos você terá maior facilidade para aprender e a fixar os respectivos nomes. Lembre-se disso, e bons estudos!

Nenhum voto, seja o primeiro



Maikon
27/09/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook