O que é colapso mental

O colapso mental é um termo não clínico usado para denominar o esgotamento nervoso devido a vários tipos de doenças psicológicas.

O que é colapso mental

No dicionário, a palavra colapso significa diminuição súbita e considerável da energia do cérebro e de todas as funções nervosas. Sendo um termo oficialmente não clínico o colapso mental é usado para denominar o esgotamento nervoso devido a vários tipos de doenças psicológicas na maioria da vezes, mas, também pode ser associado à doenças físicas em geral.

Atualmente, o termo está banido do vocabulário médico, existindo definições mais específicas do que colapso mental ou nervoso em diagnósticos. Segundo os especialistas, a depressão por exemplo é um diagnóstico do “colapso”. Outras síndromes como ataques de pânico, esquizofrenia, estresse pós traumático e transtorno agudo de estresse também são considerados representações de colapso. Durante os anos 50 por exemplo colapso nervoso era usado popularmente em referência às pessoas com depressão profunda, ou psicose, que são delírios que geralmente indicam possibilidade esquizofrenia. Durante os últimos anos, especialistas europeus em psiquiatria sugeriram o termo “Síndrome da Combustão” caracterizada por exaustão vital, ligada a problemas frenéticos, subdesafiado e consumido.

No mundo moderno é bastante comum a apresentação destes distúrbios psicológicos que logo ocasionam queixam também ligadas ao corpo como tonturas, palpitações, falta de ar, sensação de angústia (o conhecido nó na garganta) ou dores sem causa física, principalmente na cabeça, abdômen, costas e pernas. De acordo com especialistas do nosso país, as causas mais comuns dos esgotamentos são conflitos constantes na rotina do homem brasileiro: Condições de pobreza extrema, problemas no trabalho, casamento e relacionamentos familiares infelizes ou o acúmulo de funções que transcendem os limites de cada pessoa. Pesquisas indicam que no Brasil 90% das pessoas sofre com algum tipo de estresse, ansiedade, depressão ao pânico e assim, estão sujeitas ao colapso. Nos EUA, 1/3 da população sente-se próxima ao colapso, em diversas situações. No país norte americano 50 milhões de pessoas apresentam alguma doença mental.

Saiba mais sobre transtornos psicológicos:

03/08/09 por Jessica

   



Mais informações por email

Comentar