O que é homofobia

O que é homofobia

Teoricamente a homofobia é descrita como a aversão (daí o sufixo fobia, que também é ligado ao medo) aos homossexuais. Entretanto, ultimamente a homofobia passa de uma descrição a aversão propriamente dita e para ser também instrumento para banalização, preconceito e discriminação contra gays, lésbicas, bissexuais e travestir.
No dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia (17 de maio de 2001), a Alta Comissária da Onu, Navi Pillay declarou oficial e internacionalmente que os crimes de ódio contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros crescem assustadoramente em todo o mundo.
Estima-se que, no Brasil, os mais de 60 mil casais gays do país sejam apenas a ponta do iceberg desse comportamento ( que é julgado pelos homofóbicos como um desvio de conduta moral passível de punições): dez por cento da população adulta brasileira se declara como homossexual. De acordo com uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro com 416 homossexuais apontou que 60% dos entrevistados já tinha sido vítimas de agressão e 58,5% deles já havia enfrentado discriminação ou humilhação pelo comportamento sexual que apresentam.
Na outra face da moeda, uma pesquisa com cinco mil professores do ensino fundamental, realizada em maio de 2010 apontou que 59,7% dos educadores entrevistados declararam não ser admissível que uma pessoa possa ter experiências homossexuais e 21% disseram não gostar de ter um homossexual como vizinhos.
Como razões da homofobia, encontramos elementos que vão além do comportamento sexual propriamente dito. Religião, história e cultura se fundem e criam as raízes da homofobia. A consagração da figura masculina, a opressão da mulher, teorias científicas e dogmatismos religiosos são exemplo disso. Durante o século 19, o termo homossexualismo, por exemplo, era usado para descrever uma doença, ou seja, o comportamento sexual dos gays e lésbicas era tido como um distúrbio físico e mental. Essa concepção durou até 1985, quando a Organização Mundial da Saúde , depois de milhares de campanhas pelo mundo, retirou a “homossexualidade” de sua lista de doenças.

             
0 voto



Jessica
10/06/09


Artigos relacionados

  • No related posts

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. EU NAÕ SOU CONTRA ESSE TIPO DE OPÇAÕ SEXUAL POIS CADA UM ESCOLHE O QUE REALMENTE QUER SEGUIR DA VIDA PORTANTO EU TENHO UM IRMAÕ QUE É HOMOSSEXUAL E EU O ADMIRO MUITO DA CORAGEM DELE DE ASSUMIR ISSO PERANTE A SOCIEDADE.

    JUSCI
    17/09/12 às 7:11 pm
  2. GENTE VAMOS DEIXAR QUE CADA PESSOA TENHA SUA PRÓPRIA ORIENTAÇÃO SEXUAL SEM PRECONCEITOS CADA PESSOA É LIVRE PARA SER O QUE QUIZÉR VAMOS RESPEITAR ISSO.

    maria luiza de queiróz
    06/09/12 às 8:32 am
  3. isso ai Felipe apoiado!!!

    EDUARDO
    09/08/12 às 1:55 pm
  4. nao estamos pedindo pra gostarem dos homosexuais mais sim respeitar a encolha de cada um!!!

    EDUARDO
    09/08/12 às 1:54 pm
  5. é verdade que respeitar cada um com sua opção de
    vida…. se foi assim que escolheu pra ser feliz
    vamos ser feliz…… kkkkkkkk

    Áddria Lettícia
    01/08/12 às 10:23 am
  6. Vera, concordo plenamente com sua colocação. Mostra-me bem interada do assunto. E meus parabéns, pois para sustentar-mos nosso ponto de vista diante de muitos demostramos ter PERSONALIDADE…

    Bernardo
    28/07/12 às 5:01 pm
  7. a agora eu entendir o q e a homofobia nem td devemos a creditar no q os outros dizem as vezes e melhor tirarmos as duvidas.

    emanuelly
    30/05/12 às 12:24 pm
  8. Não sou homofobica,não tenho aversão,medo ou horror a quem é homosexual,e o fato de não concordar com praticas e não ter as mesmas opiniões dos homosexuais não lhes da o direito de me calar daquilo que penso em relação a essas práticas,cada um segue o caminho que escolhe e deve tambem aceitar as consequencias de suas escolhas e portanto todos tem o dever de respeitar as opiniões contrarias,afinal estamos numa democracia!

    vera marques
    21/01/12 às 3:46 pm
  9. estamos em um mundo omnde todos nos temos direitos iguais de se expresar saforma que desejamos ninguem tem nada a ver com avida de ninguem galera1 homofobia e crime! deus permite a cada um de nos livre artrito cabe a cada um de nos escolhemos o nosso caminho e vamos parar com esse preconceito bobo e infantil e vamos lutar por igualdade e assim seremos mais felizes e viveremos em um mundo melhor1

    fernanda
    14/07/11 às 5:41 pm
  10. jesus e o caminho verdade e a vida

    neilson
    24/05/11 às 8:18 pm
  11. Galera..estamos num mundo onde todos tem direitos..huns se acham melhores que se acham no direito de reprimir o proximo por qualquer atitude..Bom eu não tenho nada contra a ninguém pode ser do jeito que for..
    Mais vamos ver outro lado da mesma forma que Gays querem sair por aii sem ser descriminado existem pessoas mais reservada que não gostaria de se ver nessa situação..então vamos parar e pensar cada um respeitando o PROXIMO…isso ja é o suficiente para o mundo ser um poiquinhoo melhorrr..Então vamos deixar de sermos egoista e vamos viver felizes um com os outrosss..é simplesmente isso que importa mis lenbrem-se cada um respeitando o espaço do outrooooo..!!!!

    Janaina
    18/05/11 às 7:53 pm
  12. Na minha concepção a homofobia e ter preconceito sim, porém, parte primeiro dos homossexuais. Eu tenho o DIREITO de gostar do que eu quiser e de falar também. Vivemos num País democrático, com liberdade de expressão, desde de que não insulte ou vulgarize com palavras (COMO JÁ FOI MENSIONADO ANTERIORMENTE), tenho direito de falar o que penso e de não gostar do que outros gostem. E por isso sou contra esta proposta projeto de Lei 122/2006.
    O Artigo 1.514 do Código Civil diz: “O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam perante ao juiz sua vontade de estabelecer o vínculo conjugal e o juiz os declara casados”. Isso vai servir de fundamento para negar a eventual possibilidade de casamento. O Código Civil fala em “homem e mulher”.
    Mas o Código Civil, ao falar dos impedimentos do casamento, não diz que pessoas do mesmo sexo não podem se casar. Na minha concepção isso tudo não passa de marketing POLÍTICO.

    ADRIANO
    18/05/11 às 3:21 pm
  13. De onde surgiu o conceito de que homofobia é preconceito ou aversão contra homoafetivos??? Visto que homo significa homem, e fobia significa medo. Portanto, seria medo de homem! Entendo, na minha ignorância, que ter medo de homem nada tem a ver contra homoafetivos, também entendo q ter MEDO de algo ñ pode ser criminalizado, como é a pretenção desta categoria. Acredito que nós, sociedade, estamos perpetuando um grande erro sem questionar! Por ignorância, por não refletir sobre o assunto quando surge ou pq somos meros ‘’monos’’ macacos reproduzindo o q ouvimos só por reproduzir…

    imperio
    18/05/11 às 2:03 pm
  14. Olha a homofobia n]ao tinha que ter nesse mundo, o mundo já é cheio de problemas, e colocam isso no mundo real, isso é bastante preconseituoso com os outros, pedimos mais respeito com os outros!!!

    jussiane souza
    16/05/11 às 9:03 am
  15. Tenho conceito formado, portanto não sou pré-conceituoso. A prática homoafetiva é o comportamento de uma pequena minoria e eles tem o direito de agir assim. Essa minoria está querendo empurrar guela abaixo o seu comportamento em toda a sociedade e isso não sou obrigado a aceitar. Quer ser homoafetivo, que seja e guarde para si. Não queiram me obrigar a concordar com isso. Respeito todo ser humano e abomino qualquer atitude de agressão. Quanto a comportamento fique cada um com o seu. Façam também uma lei contra heterofobia então.

    Erlon
    23/04/11 às 10:27 pm
  16. o que pode ser considerado homofobia? eu não gosto da cor azul, por isso não uso azul, eu não gosto de lidar com homosexuais, por isso não faço dos tais amigos e não ando nesse meio. Mas os trato com o devido respeito, o mesmo respeito que tenho com os não homosexuais, assim como eles tem o direito de serem homos, eu tenho o direito de não gostar de conviver com homos, isso é homofobia? Cada um tem o direito de querer e fazer o que bem entender da sua propria vida desde que haja respeito ao proximo independente de opção sexual.

    julimar
    09/01/11 às 1:36 pm
  17. Eu sou um Juiz de Paz formado recentemente pela (OJUPAE)ORDEM BREASILEIRA DE JUIZES DE PAZ E ARBITRAGEM ECLESIASTICA e quero ter todo o conhecimento profundo a cerca da omofobia.Para não fazer um comentario sem base?

    Erivaldo de Jesus
    16/07/10 às 8:56 am
  18. RACISMO VEM DO PRECONCEITO DAS RAÇAS, SENDO ASSIM DESDE QUANDO HOMOSEXUAIS É RAÇA; GOSTAR OU NÃO DESTAS PESSOAS É DIREITO DE CADA UM.

    CARLOS
    02/06/10 às 12:55 am
  19. vcs criticam os evangélicos e quando pegam aids e doenças desse tipo vão atrás deles para pedir ajuda.
    Se toca essa lei foi feita para eles fazerem o que quizer ai de vc se u dia yum deles der em cima de vc e vc não querer nada. È CANA ..se liga.

    marcos
    25/05/10 às 6:48 pm
  20. Homofobia, é como se fosse um racismo, é o ódio que uma pessoa sente por um gay.
    PO viva a diversidade, se eu e vc somos gay, o que tem com isso a vida é nossa Porra

    Felipe Gomes Biella
    18/05/10 às 12:41 am
  21. vivemos em um pais livre e todos temos o direito de gostar ou não de alguem ou coisa. não ha leis que obrigue alguem a gostar de outra pessoa. eu não gosto de gays e tenho o direito de não gostar, da mesma forma que não gosto do são paulo e do flamengo pq nenhuma lei pode me obrigar a gostar de algo ou alguem. respeito quem goste e quem é gay, mas onge de mim. e esse meu direito tb tem que ser respeitado ou corremos o risco de voltar a um regime de ditatorial. tchau.

    arthur
    17/05/10 às 7:13 pm
  22. Meus amigos, sou cristão e acredito que o homem foi para a mulher, e esta, para o homem. Mas se alguém deseja mudar o uso natural compreensível, que o faça, mas respeitando, também, aqueles que desabonam esta prática. Respeito todos os homossexuais e nunca alterquei com nenhum deles acerca de sua opção, porque cada um faz de si mesmo o que bem entender, desde que não interfira com outrem. Porque, se todos os heterossexuais forem recharçados pela sua prática, então obteremos uma heterofobia.

    Filósofo da Teologia
    07/05/10 às 10:11 am
  23. HOMOFOBIA:
    1- Preconceito contra os homossexuais. 2- Ódio aos homossexuais, muitas vezes levando à violência física.

    SOMPLES ASSIM!!!

    xxx
    05/05/10 às 2:59 pm
  24. Pois é, essa questão da HOMOFOBIA ou, segundo outros, HOMOFILOFOBIA, é mais um motivo prá se ficar batendo e debatendo sobre um tema que não tem tanta relevância assim como querem dar a parecer. E, complementando, PRECONCEITO só existe quando passa a haver uma ação explícita de agressividade, de discriminação, de ataques a opção sexual de alguém, do contrário é apenas uma questão e um direito que cada um tem de aceitar ou não aceitar, porém sempre pautando pelo respeito a opção de cada qual.
    Como disse o novelista Gilberto Braga: “Se homossecxualismo fosse normal … Deus teria criado Adão e Ivo”. Ou como descreveu o cineasta Arnaldo Jabor: “Antigamente, o homosexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal … Eu vou-me embora antes que se torne obrigatíório”.
    Fui … Tchau!

    Xico Júnior
    18/04/10 às 12:17 pm
  25. Concordo com a Fabiana Diniz, que ainda teve a coragem de colocar o nome.
    Preconceito é algo muito relativo, pois da mesma forma que a Fabiana colocou, também não gosto dessa opção sexual, mesmo que seja um direito de quem assim opte. Mas, usando do direito da liberdade de expressão, e isso não é homofibia e nem homofilofobia, tenho minha opinião, minha maneira de ver as coisas, o direito de me expressar, conquanto não ofenda, não agrida e não ataque moral e éticamente os homossexuais. Isso, sim, daí seria preconceito, ou como prevê a lei, segregadora em princípio, crime. Agora querer classificar quem não concorda, quem não gosta e quem não aceita a opção dos homossexuais de homofóbicos, convenhamos, é uma posição, uma visão não tem obsolutamente nada a haver com homofobia e nem com homofilofobia. Apenas respeito a opção de cada um, mas que tembém respeitem a minha opinião, que é um direito que tenho, sustentado pela própria Constituição Federal, proclamada em outubro de 1988.
    É que no Brasil, país em que uma grande parte é ignara e outra boa parte alienada e uma terceira, esta sem opinião própria, é “maria vai com as outras”, tudo passa a valer ou ser como a chamada grande mídia difunde, propagada, manipula, incute, induz, e assim os chamados “jornalões” ou “telejornalões” vão dizimando o cidadão de ter opinião própria. E a partir daí só vale e só é verdadeiro o que ela (a mídia) propaga e incute na cabeça dos que não tem personalidade e nem firmeza de opinião.
    Assim, que cada qual tenha a sua opção e que os contrários o direito de expressar o sua opinião, sem jogar na vala comum da HOMOFOBIA ou da HOMOFILOFOBIA.
    Dignidade e personalidade JÁ!

    Xico Júnior
    18/04/10 às 2:47 am
  26. na minha opinião foi muito infeliz este conceito de homofobia, pensei q aki encontraria talvez algo como uma tentativa de se derrubar o preconceito não uma dica de como esconde-lo com esse tipo de argumento: “Lembrando que a homofobia é crime, então procure não demonstrar se você é contra o homossexualismo, pois no Brasil toda forma de discriminação de maneira genérica é considerada como um crime, o que inclui a discriminação aos homossexuais, então a homofobia pode resultar em sérios problemas a você”.

    cassia
    05/04/10 às 12:05 am
  27. Cara Fabiana Diniz, não curtir homosexualismo,não quer dizer que vc é homofóbica. Curtir é uma coisa e ser preconceituosa é totalmente diferente. Eu não curto mais não tenho preconceito com isso, simplismente respeito a opção de cada um.

    celma
    01/04/10 às 10:05 am
  28. falou muito bem Fabiana, os homossexuais tem o direito de assim ser, mas a sociedade não tem a obrigação de “gostar” dos homossexuais.Não odeio os homossexuais, mas também não convivo com eles,porque não tenho a obrigação de conviver.
    E pelas barbas do profeta, não compare raça e cor com homossexualismo.
    Cada um nasce com sua cor, e isso não pode ser mudado.

    cleber
    31/03/10 às 1:11 pm
  29. O BBB10 NÃO É COLORIDO E SIM DOURADO…….ahahahahaha

    Dourado
    31/03/10 às 1:00 am
  30. O BBB10 NÃO É COLORDO E SIM DOURADO

    Dourado
    31/03/10 às 12:59 am
  31. Concordo plenamente com a Fabiana Diniz, quer dizer que não temos o direito de não gostar ou de não concordar com certos comportamentos, também acredito que eles são os primeiros a ser preconceituosos com eles mesmo, a maioria quando falam de mulher diz que tem nojo, cospe etc e nem por isso nós mulheres nos sentimos insultadas, nem nunca fomos a policia denunciar por preconceito contra as mulheres. Um bando de gente que não tem o que fazer fica querendo chamar atenção dizendo que o mundo esta contra os gays, ou seja sindrome de coitadinhos.
    Abraços

    FLavia
    31/03/10 às 12:50 am
  32. homofobia e tipo o racismo so q ao inves de ter preconceito das raças(seja ela negra ou branca)o preconceito e dos homosexuais(no modo geral, preconceitos do gays, seja ele homem ou mulher)

    Karolina Alencar
    24/03/10 às 5:17 pm
  33. A homofobia,antes de ser um crime,deve ser considerada um retrocesso no desenvolvimento intelectual e cultural da raça humana. É, por assim dizer, uma simples manifestação de mediocridade e desconhecimento da riqueza contida em toda diversidade.

    Sou Professor e abomino qualquer tipo de preconceito.

    Mimi Aires
    10/03/10 às 9:22 pm
  34. oie, nossa estou chocada com esta materia achei tão agressiva, sei lá não acho que as pessoas q nao aceitam os gays sejem ou pensem desta forma! acho q existe muita diferença entre ser homofobico e não gostar desta opção sexual…
    eu não curto homosexualismo, então vou ser considerada homofobica? acho que o preconceito parte primeiro dos homosexuais em achar que todos no mundo tem que estar de acordo com suas preferencias, eu posso gostar do que eu quiser e tenho por direito de falar também vivemos numa democracia, com liberdade de expressão, desde de que não insulte ou vulgarize minhas palavras, tenho direito de falar o que penso e de não gostar do que outros gostam.
    e por isso vou ser homofobica…á tenha santa paciencia!
    antes de assumir-mos alguma condição diferente do que a sociedade nos pede, temos que passar por um processo de aceitação com nos mesmos, para não acabar-mos sendo preconceituoso conosco mesmo…
    abraços e até.

    fabiana diniz
    01/03/10 às 1:34 pm
  35. AS PESSOAS TEM DIREITO DE IR E VIR, PORTANTO SE ELE NÃO GOSTA NINGUEM TEM O DIREITO DE CRITICA-LO. NINGUEM É OBRIGADO A GOSTAR DE GUEIS, LESBICAS , OU QUALQUER TIPO DE RELACIONAMENTO.AS PESSOAS TEM É QUE SE CONVERTER ISSO SIM, POIS SE A MAIORIA ACREDITA NA BIBLIA SAGRADA ELAS PODEM LE LA EM ROMANOS NO 1,2 E 3 CAPITULOS QUE ISSO É ABOMINAÇÃO AOS OLHOS DE DEUS. E QUE DEUS FEZ O HOMEM E A MULHER, O DIABO QUE IMPLANTOU ESSES DESEJOS E ESSAS IDEIAS NAS PESSOAS, O SENHOR AMA O PECADOR MAIS ABOMINA O PECADO, ARREPENDEI-VOS POIS ESTÁ PROXIMO O REINO DOS CÉUS.

    andreia
    24/02/10 às 1:04 am
  36. ahm o preconceito é uma opinião e ideia mal formada , de que nem sabe do que se trata bjsss

    THE GAYA
    21/02/10 às 5:20 am
  37. Homofobia,não é exatamente ódio e aversão,como a palavra já diz é medo do outro ser humano.
    Eu pergunto e se esse “medo” ou preconceito não vier da educação familiar,política ou da religião,e se vier de vários contatos com homossexuais agressivos?
    Como tratar isso?

    amanda
    10/02/10 às 10:36 am
  38. 1º ESTA PALAVRA ESTÁ RELACIONADA A ÓDIO,DESEJAR MAL,RAIVA,IRA,COMO VC VAI TER ÓDIO DE UMA PESSOA Q VC NEM COMHECE , ÓDIO ESTÁ RELACIONADO A MORTE , ISTO É UMA GRANDE ESTÚPIDES SUAS. LEIA A REPORTAGEM DO DEPUTADO CLODOVIL E VÊ SE VCS TEM ALGUM DIREITO.
    ELE MESMO, O VCS ELEGERAM.
    VAI LER A BIBLIA.

    FOGO DEVORADOR
    18/11/09 às 3:23 pm