O que é parto prematuro?

O parto prematuro é o parto que é realizado antes de 36 semanas e 6 dias, já que um parto normal tem 37 a 42 semanas de duração.

Recém nascidoParto prematuro é aquele em que a gestação é interrompida por algum motivo antes das 40 semanas de gravidez.
O parto é considerado prematuro quando a gestação é interrompida entre 22 e 37 semanas de gestação.
Gestantes devem fazer o acompanhamento médico mensal desde o momento em que ficam grávidas, fazendo o pré-natal para evitar qualquer complicação, pois é durante o pré-natal que o médico pedirá exames à gestante e acompanhará o crescimento e desenvolvimento do feto, como peso, tamanho da cabeça e tórax, fará ultrassom, e outros. Existem alguns fatores que levam à tendência da prematuridade, como:

-Infecções no órgão reprodutor feminino ou no trato urinário;
-Gravidez múltipla: gêmeos, trigêmeos;
-Placenta “baixa” e problemas no líquido amniótico;
-Alteração hormonal ocasionada por forte estresse;
-Anemia, desnutrição e outros fatores alimentares;
-Pressão alta;
-Diabetes;
-Já ter sofrido aborto espontâneo ou praticado aborto anteriormente;
-Descolamento da placenta;
-Já ter tido parto prematuro.

Esses fatores podem levar ao parto prematuro, porém não existe uma causa exata para que isto ocorra. Existem casos de mulheres em perfeitas condições de saúde que tiveram parto prematuro, e outras, em que ocorreu algum destes fatores. Porém, é bom que fique claro que isso não é regra, ou seja, você pode sofrer parto prematuro mesmo sem ter enfrentado algum fator de risco como os sitados acima. Se a gestante estiver fazendo acompanhamento médico, os riscos se tornarão menores, tanto para a mãe como para o feto. Os sintomas de um parto prematuro são:

-Dores fortes na região da barriga causadas por contração do útero;
-Aumento de secreção no órgão reprodutor feminino;
-Sangramento, mesmo que seja pouco;
-Rompimento da placenta.

Mais sobre O que é parto prematuro?

Esses sintomas são típicos de qualquer gravidez, porém se sentir qualquer um desses sintomas antes da hora certa prevista para o nascimento do bebê, você poderá estar entrando em trabalho de parto prematuramente. Procure um médico imediatamente para saber qual a melhor maneira de agir nesse momento. É possível prevenir o parto prematuro tomando alguns cuidados, como boa alimentação, fazendo exercícios moderados e recomendados pelo médico, tomando os medicamentos receitados durante o pré-natal, como ácido fólico e sulfato ferroso e evitando o estresse e nervosismo. Porém, se já tiver iniciado as contrações e tiver a possibilidade de entrar em trabalho de parto, o melhor é procurar seu médico para que ele possa fazer o acompanhamento, e até controlar ou retardar o parto recomendando repouso e tranquilidade, e às vezes, a gestante pode ser levada a internação para tomar medicamento intra-venoso.

Leia mais sobre bebês prematuros:




Maikon
25/05/11

Mais informações por email.

Comentar sobre O que é parto prematuro?

Destaque

Exercícios de musculação para quadríceps

Exercícios de musculação para quadríceps