O que é pilates e para que serve

Conheça um pouco mais sobre as influências do Pilates, veja para o que ele serve e confira quais são alguns de seus benefícios.

duas mulheres fazendo pilates

Ultimamente Pilates tem sido um dos temas mais falados quando se trata de exercício e saúde, mas afinal, você sabe o que é Pilates? Pilates é nada mais do que métodos de alongamento e de exercícios físicos que utilizam o próprio peso corporal para a sua execução, tendo como finalidade a reeducação dos movimentos.

             

É uma atividade constituída por exercícios profundamente alicerçados quanto à anatomia humana que tem a capacidade de restabelecer e aumentar a flexibilidade e também a força muscular. Além disso, os exercícios de Pilates proporcionam uma melhora na respiração, previne lesões e corrige posturas.

Influências do Pilates

Joseph Pilates

Já teve diversas influências, como por exemplo, o ioga, artes marciais, zen budismo, e exercícios praticados pelos antigos romanos e gregos, sendo que desde o seu princípio, isto é, desde seu nascimento em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, estes exercícios foram criados pensando na mente e no corpo, os quais possuem básicos princípios, como: integração de movimentos, controle, respiração, concentração, alinhamento e centralização.

Para que serve o Pilates

mulher com instrutora de pilates

Quando realizados corretamente, os exercícios de Pilates não resultam em problemas em ligamentos, articulações e musculatura, já que seu foco é contrário, ou seja, de proporcionar uma melhora de vida, respeito, consciência corporal, integração plena entre mente e corpo. O método Pilates tem como finalidade manter músculos saudáveis e bonitos, pois é através de tais exercícios que é possível fortalecê-los, alongá-los e aumentar a mobilidade das articulações.

Benefícios do Pilates

mulher alongando a perna

As aulas de Pilates apresentam exercícios suaves e eficazes com poucas repetições, além de grande repertório de exercícios, com ou sem uso de aparelhos e acessórios desenvolvidos especialmente para tais exercícios. Com pouco tempo de prática é possível verificar os benefícios, como não desgaste físico e construção de uma postura correta, e ainda, promove relaxamento, melhora a coordenação motora, aumenta a resistência física e mental, estimula o sistema circulatório, aumenta a concentração entre muitos outros benefícios.

É válido lembrar que qualquer pessoa entre 12 a 100 anos de idade podem praticar os exercícios de Pilates, em todos os níveis de condicionamento físico é possível realizar os mesmos. Experimente você também, pois é fácil, agradável e te traz rápidos resultados!

Confira o vídeo sobre quais são os benefícios do Pilates:

Saiba mais sobre o Pilates e quais são seus benefícios para o corpo - Matéria Cidade Notícias

Leia mais sobre pilates

0 voto



Maikon
28/10/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Meu filho tem instabibidade femu-patelar no joelho o medico passou fisioterapia,ele já esta fazendo, e agora a doutora falou que ele tem que fazer pilates, pois ele não tem postura, não tem coordenação os pés são chatos.
    Eu gostaria de saber se ele começar a fazer o pilates se vai fortalecer o joelho.

    Lêda
    14/09/12 às 10:56 pm
  2. Tenho um pequena hérnia de disco na vértebra da coluna conjugal, lado esquerdo e fui operado de uma hérnia umbilical a 02 anos atraz! O meu médico diz que é para mim fazer exercícios de pilates, mas estou na dúvida sobre estes aspectos?? O que faço?

    Celso Ferreira
    20/03/12 às 9:53 am
  3. pilates é um exercicio bom e impoetante para o nosso condissionamento físico.

    patricia kelly
    26/10/11 às 6:01 pm