O que é um fenômeno

Um fenômeno é um acontecimento, algo que pode ser observado e muitas vezes surpreende quem vê. Conheça alguns desses fenômenos.

A palavra fenômeno pode ser entendida como um acontecimento específico e especial, algo que pode se ver e muitas vezes surpreendente. Muitos processos que acontecem na natureza são considerados fenômenos, como o el Niño, Aurora Borel ou até mesmo a piracema, período em que os peixes se reproduzem, subindo no rio.

Raio no Cristo Redentor RJ

Os fenômenos também podem ser físicos ou químicos. O primeiro caso ocorre uma transformação da matéria sem alterar as substâncias ou criar outras, por exemplo, ao rasgar um papel, ele continuará sendo um papel. Já em um fenômeno químico, acontece a formação de uma nova substância, quando se queima um papel, ele se torna cinzas.

Conheça alguns fenômenos naturais espetaculares:

Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno que encanta todas as pessoas que tem a possibilidade de assistir a esse lindo espetáculo. O céu fica com todas as suas nuvens coloridas, é quase inacreditável. Confira algumas fotos:

Mas esse fenômeno se dá devido a um choque dos ventos solares, que podem ser partículas de elétrons e prótons, com o campo magnético do planeta. A Aurora Boreal pode surgir no céu como faixas luminosas e com muitas cores, principalmente a verde, que é a mais comum de acontecer.

Maré Vermelha

Não é muito comum encontrarmos as águas do oceano tingidas de vermelho sangue, não é mesmo? Mas a Maré Vermelha é um fenômeno onde uma grande quantidade de alga deixa as águas coloridas, dando essa aparência incrível que você pode conferir nas fotos:

É um fenômeno raro, e se dá devido a união de diversos microplânctons, onde além da cor vermelha, podem deixar as águas de outras cores como amarela, laranja ou marrom. Em grandes quantidades, podem fazer mal para a saúde do homem e de outros animais, mas em pequenas quantidades não oferecem nenhum perigo.

Algas luminosas

A alga é um organismo vivo, e são responsáveis pelos pontos de luzes esverdeadas, que se pode ver durante a noite na areia das praias e no mar. O fenômeno é conhecido como bioluminescência e é realmente maravilhoso para quem vê. Confira algumas fotos:

A bioluminescência é uma reação química, e nos organismos ela ocorre quando a luciferina (o pigmento) reage com o oxigênio, criando a luz. Essa reação ocorre também com outros animais, como o vagalume.

Nesse documentário você confere outros fenômenos:

Catástrofes fenomenos naturas as Piores do mundo

Saiba mais sobre outros fenômenos:

Nenhum voto, seja o primeiro


Ananda Morales
30/12/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Fenómeno é tudo aquilo que acontece no nosso meio em que vivemos

    felix
    24/02/14 às 2:04 pm