O que faz o médico endocrinologista

A medicina possui vários ramos de estudo, possuindo assim vários profissionais especialistas, como é o caso do endocrinologista.

Você já parou para pensar que existe médico para tudo nessa vida, ou seja, médico para o coração (cardiologista), médico para o osso (ortopedia), médico para o órgão reprodutor feminino (ginecologista) e o masculino (urologista), o médico pediatra que cuida de crianças, o gastroenterologista que cuida de problemas gastrointestinais, mas você já parou para pensar o que faz o endocrinologista? O médico endocrinologista é o profissional que tem como intuito cuidar do funcionamento dos hormônios do organismo humano, tanto masculino quanto feminino. Dentre as áreas de atuação do endocrinologista, destaca-se o tratamento de diabetes, alterações hormonais, obesidade, alterações do ciclo menstrual e demais doenças que possuem relação com o excesso ou ausência de hormônios.

No Brasil, o médico endocrinologista chegou na década de 50, época em que foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). A SBEM tem como finalidade realizar congressos médicos da especialidade a cada dois anos, e assim com o passar dos anos esta área de especialização vem ganhando cada vez mais projeção, já que a quantidade de pessoas que procuram o profissional tem sofrendo um aumento em toda a população brasileira. Como exemplo temos a obesidade, a qual afeta aproximadamente 42% da população e aproximadamente 15% da população brasileira sofre com a diabetes, apesar de que apenas a metade deste índice saiba da existência da doença.

Estas doenças que são resultantes da má alimentação, a qual é um fator consequente do mundo moderno e atual está em ascensão, e assim tem merecido grande atenção dos profissionais da saúde. Em uma consulta ao médico endocrinologista, o paciente terá que responder uma grande diversidade de perguntas e exames, como por exemplo, a medição de peso, exames básicos como de urina e de sangue, questionamento sobre os hábitos alimentares, e tudo mais. Caso seja necessário, você deverá passar a seguir uma dieta balanceada para controlar os níveis de colesterol e hormonal, e assim, também serão recomendada a realização de atividades físicas para que seu corpo tenha todas as glândulas funcionando perfeitamente, e desta forma, seu corpo também funcionará adequadamente.

Nenhum voto, seja o primeiro


Maikon
26/12/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook