O que pode causar o inchaço

O inchaço pode ter várias causas e ser também o sintoma de alguma doença mais seria. Veja as principais causas e o melhor tratamento.

O que causa o inchaço

O inchaço que tem a denominação médica de Edema ocorre quando há um acúmulo excessivo de líquidos no espaço intersticial que é a região localizada entre os vasos sanguíneos e as células dos tecidos, ou seja, é um armazenamento excessivo de líquidos, principalmente água no organismo ou em determinadas áreas do corpo. Existem 3 tipos de edemas, que se diferenciam principalmente na composição do líquido acumulado e também pela sua origem.

Quais os tipos de inchaço?

O primeiro tipo é o edema comum, que é um inchaço generalizado, ou seja, se encontra em todo o corpo. O líquido que é acumulado é constituído por uma solução composta de água e sal.

O segundo tipo é o Mixedema que é um inchaço localizado em determinada área do corpo, e ocorre em situações que pessoas apresentam hipotireoidismo, sendo que sua característica predominante é um aspecto mais arredondado na pele podendo ser duro. O líquido acumulado é composto por água, minerais e proteínas.

Já o terceiro tipo é o linfedema que é um inchaço causado pelo acumulo de líquido linfático (linfa) nos tecidos da superfície do corpo. Este tipo de inchaço é mais comum nos membros superiores, principalmente nos braços.

Mão normal e mão inchada

Quais as causas para o inchaço?

Vários fatores podem influenciar o surgimento do inchaço como insuficiência cardíaca, consequências alérgicas, edema renal, postura inadequada, cirrose hepática, gravidez, obesidade, problemas na alimentação, retenção hídrica que acontece durante a fase pré-menstrual entre tantas outras causas.

Muitas vezes quando a pessoa apresenta o inchaço no corpo, a mesma pode apresentar dores caso o inchaço seja nos membros inferiores, cansaço nas pernas. Em alguns casos a pessoas também pode apresentar alterações no aspecto da pele, principalmente quando pressionado o local inchado.

Pé normal e pé com edema

Qual o melhor tratamento para o inchaço?

O tratamento para o edema irá depender muito da causa, ou seja, caso o inchaço esteja relacionado à sua alimentação e menstruação, o tratamento tem como base uma proposta alimentar com a diminuição do sódio, além de depender muito da gravidade do quadro.

O melhor tratamento para o inchaço ainda é a prevenção como, por exemplo, evitar certos tipos de alimentos que propiciem a retenção de líquidos como refrigerantes, frituras, doces e alimentos em conserva. Além da prática de exercícios físicos que irão fortalecer o bombeamento do sangue.

Pé inchado

Caso apresente qualquer tipo de inchaço no corpo é importante à procura de um médico para uma melhor avaliação.

Saiba mais sobre o inchaço

1 voto



Haline
08/12/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook