O que provoca o Sonambulismo?

O sonambulismo é caracterizado quando durante o sono uma pessoa anda ou realiza qualquer atividade. Saiba o que causa e como tratar.

Sonâmbulo com relógio e travesseiro

Muitas pessoas possuem o distúrbio do sonambulismo, que é caracterizado quando durante o sono a pessoa anda ou realiza qualquer outra atividade, como levantar, andar, fechar ou abrir portas, pegar objetos e até conversar.

                       

O distúrbio pode acontecer em qualquer idade, no entanto é mais comum na infância e adolescência. E costuma ocorrer durante as primeiras fases do sono, chamada de sono não-REM, por isso acontecem pouco depois que as pessoas pegam no sono.

Os comportamentos do sonambulismo são automáticos e variam de pessoa para pessoa, uns apenas acordam meio confusos, outros apenas falam e há os que andam e executam tarefas, nesses casos é preciso maiores cuidados.

Mas, o que causa o sonambulismo e como lidar com o problema?

O que causa o sonambulismo?

Criança com sonambulismo

As causas exatas do sonambulismo ainda são bastante confusas, mas podem estar ligadas na infância ao excesso de ansiedade, cansaço ou falta de sono.

Já nos casos do problema em pessoas de mais idade pode estar relacionado ao uso de medicamentos, bebidas alcóolicas e também estar ligado a problemas de saúde como distúrbios mentais ou convulsões, estresse e ansiedade excessivos.

O sonambulismo tem tratamento?

Homem sentado em cama

O tratamento vai depender de cada caso, uns pedem o auxilio de medicamentos outros apenas com algumas mudanças, como por exemplo, tentar acordar a pessoa quase que no período que costuma acontecer o episódio de sonambulismo.

Para os que andam, abrem e fecham portas, pegam objetos é preciso um cuidado especial para evitar possíveis acidentes. É ideal que a área esteja protegida, principalmente quem mora em apartamentos, é preciso guardar objetos que possam ser perigosos, evitando assim que a pessoa com sonambulismo se machuque ou machuque alguém.

E desmentindo o mito de que não se pode acordar o sonâmbulo, o ideal é acordar sim, ou simplesmente com ajuda ser conduzida a cama novamente, pois assim se evita uma série de acidentes.

Confira no vídeo abaixo um especialista explicando sobre distúrbios do sono, em especial o sonambulismo, e dá dicas para evitar acidentes:

Sonambulismo | Especialista explica disturbios do sono e da dicas para evitar acidentes

Mais artigos sobre sonambulismo e sono

Nenhum voto, seja o primeiro



Talita
05/10/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    eliane - 07/03/2014

    eu tenho sonambulismo mais as vesses sinto que deus vai mi libertar disso depois que eu passei a ora antes de dormir eu paro mais de falar dormindo .