O que significa tucano na política

Os partidos políticos adotam alguns desenhos que simbolizam seus planos e suas ideias. Entenda o que significa o tucano na política.

As eleições chegaram ao fim mais um ano, e você ainda não conhece muito bem a situação política de nosso país? Não se julgue pela falta de informação, isto é, existem muitos brasileiros que não formadores de opiniões e que muito menos saibam discutir tal tema de grande importância para a sociedade. Mas, como você está em busca de informações e notícias, isto prova que você não é apenas mais um babaca que fica seguindo os amigos ou conhecidos, isto é, que vota em um candidato devido à grande maioria votar no mesmo. Enfim, você escutou na TV, no rádio e em conversas entre pessoas a expressão tucano? Ficou sem graça ou com vergonha de perguntar o que significa este animal na política? Então, para acabar com esta dúvida logo de uma vez, saiba que o tucano é nada mais do que o ‘mascote’ ou ‘símbolo’ do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Melhor explicando, os filiados do partido PSDB são chamados de tucanos, pois o partido adotou a ave como símbolo do mesmo, o qual se deu através de uma reunião dentre as quais formaram o PSDB em Brasília, em 1998.
Desta forma, com a proposta de Minas Gerais para que houvesse uma forma de simplificar a identificação de cada partido e também com a finalidade de facilitar a comunicação entre o partido e a população, logo foi sugerido o tucano. Com uma calorosa discussão, logo foi aprovada a proposta, já que foram apresentadas algumas evidências, isto é, a imagem do tucano conta com três elementos importantes, como:
-O tucano de peito amarelo se assemelha com a cor da campanha ‘Diretas-já’, movimento em que participaram diversos fundadores do partido;
-O tucano é um dos símbolos de movimentos ecológicos e de defesa do meio ambiente, sobretudo, nas décadas de 80 e 90, o que proporcionaria uma boa imagem para o partido, transmitindo associação do temas importantes e
modernidade juntamente com a população;
-O tucano é uma ave brasileira, a qual foi considerada pelo partido uma característica importante para a indicação da suposta preocupação com a realidade do país, isto é, de que o partido não atende a social-democracia como um método pronto para ser aplicado no Brasil, e sim um país com realidades diferentes dos países da Europa, por exemplo.
O PSDB é um partido político fundado em 25 de junho de 1988 por uma das importantes figuras do cenário político brasileiro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que na época era senador. Atualmente, o Partido da Social Democracia Brasileira é considerado o segundo maior partido do Brasil, perdendo apenas para o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), mesmo que este até hoje não tenha elegido nenhum Presidente da República. Para muitos brasileiros, o símbolo tucano representa políticos, que defendem as convicções traçadas pelo partido, que têm como principal objetivo a social democrata, que promove a ordem e progresso da nação brasileira, será? Reflita!

Mais sobre O que significa tucano na política




Maikon
05/11/10

Mais informações por email.

Comentar sobre O que significa tucano na política